Bom pessoal,
Estou iniciando em JavaEE, mais precisamente em Spring e estou com algumas dúvidas.
Já li em vários locais sobre Listener e Filter, mas nenhum conseguiu explicar bem o conceito.
Alguem poderia me explicar o que são Listeners e Filters e para que servem?
Desde já agradeço,
Abraços
Filtros são classes que implementam uma interface da API Servlet que servem para “filtar” as requisições. Normalmente essas classes são utilizadas para o tratamento de segurança, logging e outras utilidades.
Listeners são classes que implementam algumas interfaces da API Servlet e funcionam como “ouvintes”, ou seja, baseado no seu problema, você terá um tipo de listeners ouvindo a sua requisição, sessão, etc.
[quote=joaofelipe_1820]Bom pessoal,
Estou iniciando em JavaEE, mais precisamente em Spring e estou com algumas dúvidas.
Já li em vários locais sobre Listener e Filter, mas nenhum conseguiu explicar bem o conceito.
Alguem poderia me explicar o que são Listeners e Filters e para que servem?
Desde já agradeço,
Abraços[/quote]
Recomendo a leitura do livro Head First Servlets e JSP 2nd Edition.
Muito obrigado por responder Rafael.
Entendi o conceito dos dois. Acho que essa era a parte mais tranquila para mim. Mas ainda não entendi o proposito dos dois.
Os Filters filtram as requisições, mas o que isso gera? Eles delegam os tipos de requisições para determinados locais?
O Listener esta quase claro, eles ouvem minhas requisições, sessões, entre outros, e para determinada ação ele gera uma reação adequada ao que foi “ouvido”?
Desde já agradeço,
Abraços