Prezados, boa noite.
No “Java, Use a Cabeça !”, achei a seguinte informação sobre exceções e não consigo concordar, acredito ser por falta de conhecimento.
No Livro fala isso: O compilador não se importa com exceções do tipo “RunTimeException”, ou seja, ela não precisa ser declarada ou inserida em um bloco Try/catch.
Eu pensso assim:
Não é exatamente as Exceções em tempo de execução que nós temos de tratar? Não são exatamente elas que precisamos realizar o manuseio de exceção caso algo incorreto seja digitado ou aconteça longe de ser um problema de lógica?
(Exemplo: Criar uma conexão com Banco de dados, é uma RunTime exception?, por que se for eu lembro que era obrigatório realizar o tratamento de Try/Catch)
As demais exceções, conhecidas como “Exceções Verificadas” que são obrigado o uso do Try/Catch?
Quando vc tenta inserir algo em um indice que não existe na Matriz criada, é um erro de exceção verificada? Por que se for, não lembro ser obrigado de utilizar o Try/Catch sempre que crio uma Matriz…
Enfim, Alguem que tiver um tempinho sobrando pode me explicar detalhadamente isso, de um jeito que “Um burro” possa entender? Hehe