Dúvida na contratação de um candidato

Pessoal desculpe o tipo de dúvida, por isso está no off…
Estou participando de um processo de contratação de um programador para uma pequena empresa que montamos como trabalho secundário…
Achei um candidato bom, preço/conhecimento…
mas depois conversando com um amigo, ele disse que conhece ± o candidato, e pelo que ele me falou o candidato não ocupava o cargo que ele mencionou em uma outra empresa… na carteira de trabalho ta assinado programador…
como não conheço nada do processo de funcionamento de RH, como saber se ele não burlou a carteira, ou sei lá, trocou a folha da carteira de trabalho onde tava carimbado com um amigo que era programador…
mesmo que tenha o conhecimento, gosto de tudo transparente… começar trabalhar nesse ambiente de desconfiança é complicado.

tem como eu ir numa agência de trabalho e levar nome/ número da carteira pra saber qual era examente o cargo dele? ou algum lugar só pra desencargo de consciência…

agradeço a todos que puder me clarear as idéias de como proceder…

Experimentou perguntar para ele?

por isso surgiu a dúvida, ele falou na entrevista, no meu último emprego eu fazia xxx e meu cargo era yyy, foi quando meu amigo comentou “pelo que eu saiba ele não ocupava yyy não viu!?”…

pode não ser o mais ético, eu também não sou nenhum especialista em RH, mas você já tentou entrar em contato com a empresa anterior que ele trabalhava? Aproveite seu amigo, ele deve conhecer alguém da empresa que ele trabalhava,

vlw

Isso é complicado…

E mais comum do que você pensa.

Eu mesmo, por não ter graduação ainda, já passei por isso. Fui contratado por um centro de pesquisa para atuar como PROGRAMADOR e ARQUITETO, depois fui promovido a COORDENADOR DO NÚCLEO JAVA. Atuei como líder técnico em projeto, coordenei curso de formação de programadores, programei, listei requisitos, salvei o mundo, desenvolvi poderes Jedi… mas em minha carteira de trabalho consta que eu trabalhava como TÉCNICO EM PROGRAMAÇÃO :stuck_out_tongue: E o salário também. rsrsrsrssr

Claro que essa situação não perdurou muito tempo e logo outra empresa me fez uma proposta melhor. Mas que a experiência valeu e eu faria tudo de novo, faria!

Cara, se ele falou que era uma coisa e na carteira estava outra é compreensivel, muitas vezes agente é assinado como X e faz XYZ. Eu tenho minha carteira assinada como programador em uma empresa e foi uma das coisas que menos fiz, mas fiquei desenvolvendo um OS em Linux. Tá certo que programei até legal, mas a minha carteira deveria estar assinada como “Desenvolvedor Linux”, ou algo assim. Isso acontece muito.

Sugiro uma avaliação técnica dele, o cara as vezes tem na carteira que é analista de sistemas e no final das contas mal programa ou tece oportunidade de trabalhar com qualquer atividade da analise de sistemas.Não existe uma fidelidade muito grande entre a ocupação exercida e o que está registrado em carteira. Mas com certeza se você quer um cara bom técnicamente acredito que o teste prático vai resolver 100% .

entendo o ponto de vista de todos que comentaram…vou tentar apurar, mas não me importaria se ele tivesse dito que foi contratado como digitador, mas fez trabalho de programador…isso eu comprovo com testes e situações…
mas mentir sobre o cargo mesmo q tenha executado outras funções…

mas neste momento entendo talvez o lado dele se isso aconteceu, as vezes ele tem o conhecimento mas algumas empresas podem rejeitar porque na carteira estaria outra coisa, e não dariam supostamente um valor a ele e sim ao que está escrito…

Se vc suspeita que o sujeito adulterou sua carteira profissional, suspeita então que ele é um criminoso. Estelionatário, ou outra coisa qualquer. Neste caso, não o contrate, independentemente de qualquer outro fator.
Eu acho mais provável que o seu amigo esteja enganado. Isto é muito comum. Muitas pessoas, por vergonha, ou por discrição, não revelam o seu cargo e o seu salário, e então a curiosidade natural da pessoas acaba gerando teorias fantásticas e palpites furados.
O fundamental é ter muito cuidado para não fazer uma injustiça.
É melhor então dispensar o cara alegando outro motivo qualquer do que fazer uma falsa acusação.

poxa, se você gostou dele, do conhecimento dele e acha que ele vai ser uma boa aquisição pra tua equipe, acho que essas coisas você nem deveria se preocupar, sei lá

eu concordo com o que falaram ai que omais aconselhavel é vc ligar na empresa, e perguntar dele (aproveitando assim e perguntando como era o comportamento dele na empresa que ele estava)

mais acho mto mais facil o seu amigo estar equivocado…a empresa que ele estava era pequena???

honestamente quem me ve aqui acha mais provavel que meu cargo seja relacionado com redes do que com programação, ja que eu do mais manutenção na rede da empresa, nos computadores aqui do que codifico…no entanto eu to registrado como analista programador jr.

apenas uma opinião minha (e do javatux por sinal), acredito que isso seja importante, por que se a pessoa ta mentindo assim, futuramente se dentro da empresa vai fazer isso masi vezes, provavelmente vai enrolar…

apenas uma opinião minha (e do javatux por sinal), acredito que isso seja importante, por que se a pessoa ta mentindo assim, futuramente se dentro da empresa vai fazer isso masi vezes, provavelmente vai enrolar…[/quote]

Claro, se ele está mentido, essas coisas devem ser levadas em consideração

O que eu penso é o seguinte: O cara disse que era programador na outra empresa, na carteira dele diz que é programador. Mas na empresa ele era, sei lá, analista, arquiteto ou algo do gênero. O que não devemos confundir é mentiras com equívoco.

Se o cara nunca botou a mão em um código e se diz programador, daí sim é uma mentira. Agora, se o cara era estagiário de desenvolvimento ou dava manutenção em sistemas mas não era chamado de programador (mas fazia de fato tal serviço) é outra coisa.

isso e normal… tem empresas que o cara é arquiteto e na carteira ele ta como programador…

Esquece a carteira e leva em consideração duas coisas:

1 - O que ele disse

2 - O que ele realmente fazia.

Entre essas duas informações não deve haver discrepâncias! Se houver, esta fora.

[quote=vinidouradoh]pode não ser o mais ético, eu também não sou nenhum especialista em RH, mas você já tentou entrar em contato com a empresa anterior que ele trabalhava? Aproveite seu amigo, ele deve conhecer alguém da empresa que ele trabalhava,

vlw[/quote]

Eu nao acho que eh anti-etico.
Aqui na Europa eh muito comum quando vc sai da empresa eles te dao duas cartas de referencia, uma da empresa somente atestando que o funcionario trabalhou durante X tempo excercendo cargo X, assina pelo RH. E uma outra carta feita pelo seu superior direto, dizendo quais as obrigacoes do cargo que o funcionario exercia, performance, etc.
Ja participei de processos seletivos no Brasil que me pediram nome/fone das empresas que eu ja trabalhei para referencia.

//Daniel

[quote=windsofhell][quote=vinidouradoh]pode não ser o mais ético, eu também não sou nenhum especialista em RH, mas você já tentou entrar em contato com a empresa anterior que ele trabalhava? Aproveite seu amigo, ele deve conhecer alguém da empresa que ele trabalhava,

vlw[/quote]

Eu nao acho que eh anti-etico.
Aqui na Europa eh muito comum quando vc sai da empresa eles te dao duas cartas de referencia, uma da empresa somente atestando que o funcionario trabalhou durante X tempo excercendo cargo X, assina pelo RH. E uma outra carta feita pelo seu superior direto, dizendo quais as obrigacoes do cargo que o funcionario exercia, performance, etc.
Ja participei de processos seletivos no Brasil que me pediram nome/fone das empresas que eu ja trabalhei para referencia.

//Daniel[/quote]

Isso não somente é comum, como é recomendável!

Se você pensa que sua vida na empresa acaba quando você sai, está muito enganado. Cuide de suas relações!