Estou aprendendo programação Java há alguns meses.
Estou aressem na parte dos statics.
Gostaria de uma ajuda, de como fazer o seguinte exercício:
Supondo que o banco numera suas contas sequencialmente, preciso criar um atributo static ultimoNumero que guarde o nº da última conta que foi aberta, e também criar um construtor para a classe ContaBancaria que numera automaticamente a conta que está sendo instanciada por ele.
public class ContaBancaria{
private static double totalDepositos; //atributo de classe
private int numero;
private double saldo;
public ContaBancaria(int n){
numero = n; saldo = 0;
}
public boolean retira(double valor){
if (saldo >= valor){
saldo -= valor;
totalDepositos -= valor;
return true;
}
else
return false;
}
public void deposita(double valor){
saldo += valor; totalDepositos += valor;
}
....
}
O banco numera suas contas sequencialmente, acho que um contador resolveria, estou certo?
Então, preciso criar um atributo estático, para ‘salvar’ o número da última conta aberta.
Ex: Uma conta nova é criada(digamos que seja conta nº 8), o atributo estático ultimoNumero armazenará o nº da conta anterior, no caso, 7.
E após criar um construtor que numere automaticamente, cada conta que eu instanciar, por este contrutor.
edit:
O construtor deve ser outro, além deste que já fiz.
F
Far.ST
Desculpem-me pelo double post.
Mas tentei fazer do meu jeito, alguém pode verificar se está correto?