Duvida na Implementação em Java com a modelagem

Bom galera, desejo fazer um sistema básico para registrar chamadas feitas por mim e por outros estagiários do meu setor (TI)

Eu fiz a modelagem, mas não sei se está realmente correta. Para isso, podem me ajudar?
Segue o minimundo…

Um usuário PODE realizar MUITOS atendimentos e um atendimento É realizado por MUITOS usuários. E um atendimento possui UM setor, mas um setor PODE possuir MUITOS atendimentos.

**

PS: Analizem se os chaveamentos das Foreign Keys(FKs) estão corretos.
E minha dúvida é, que na modelagem tem chave primária e estrangeira, já quando parte pra implementação não tem…

qual a sua duvida?

Então como faço pra iniciar a implementação com as classes?
Somente as entidades no banco terão as chaves?

vamos la

imagina que vc tem duas classes

Aluno

Curso

um aluno só esta inscrito em um curso.

public class Aluno {
   private Curso curso; 

/* getters & setters */
}

vc certamente tem no banco de dados algo como

CREATE TABLE `aluno` (
  `id` int(11) NOT NULL AUTO_INCREMENT,
  `nome` varchar(60)  NOT NULL,
  `curso_id` int(11),
  PRIMARY KEY (`id`)
  ...
) ENGINE=InnoDB DEFAULT CHARSET=latin1

CREATE TABLE `curso` (
  `id` int(11) NOT NULL AUTO_INCREMENT,
  `descricao` varchar(60)  NOT NULL,
  PRIMARY KEY (`id`)
) ENGINE=InnoDB DEFAULT CHARSET=latin1

Faz sentido a sua classe Aluno ter id? sim pois é um identificador unico e sem isso vc não encontra o tal do aluno no banco de dados.

Faz sentido a sua classe Aluno ter curso_id ? eu acho que não. faz mais sentido o seu DAO ( https://www.caelum.com.br/apostila-java-web/bancos-de-dados-e-jdbc/ ) carregar o curso referente aquele id, criar um objeto Curso e socar dentro do objeto aluno, por exemplo.

ids é a forma como o banco de dados relacional vai trabalhar a integridade referencial. isso diz respeito a sua camada de infra-estrutura.

quando vc fala em classes, vc pode ter objetos contidos em objetos.

ai vc tem que se perguntar: o que faz sentido? o Curso deve ter uma lista de alunos? O aluno deve saber em que curso esta? ambos? nenhum, talvez um objeto Universidade deva saber disso?

ai vc reflete e pensa no seu problema atual

Sim, o lance dos IDs eu to ligado. Eu representei na minha imagem ali em cima a PK em negrito e preto e FK negrito e cinza. Mas as classes (no java) não tem seus ids(PK e FK) criados como atributo e somente é criado nas tabelas (no banco). Estou certo disso?

Exemplo:

public class Usuario {
private String nome;
private String sobrenome;
private Date dataNascimento;
private String nivelEstagio;
private String jornada;
private String hr_cumpr_jornada;

constructor;

get and set;

}

e a tabela no banco…

create table Usuario(
matricula char(5) not null auto_increment,
nome varchar(15) not null,
sobrenome varchar(15) not null,
dataNascimento date not null,
nivelEstagio varchar(10) not null,
jornada char(2) not null,
hr_cumpr_jornada varchar(10) not null,
primary key(matricula)
);

assim olhando essa modelagem eu tenho umas duvidas

1. o usuario abre uma chamada?
  2. essa chamada tem estado ( aberto, fechado, resolvendo )?
  3. essa chamada tem data ( criação )?

o que é o atendimento? pq essas informações não estão na chamada?

o que é o setor? pq ele tem um numero de atendimento?

1 - O usuário registra as chamadas que ele fez para fazer um gerenciamento.
2 - Na entidade Atendimento tem um atributo chamado atendido(mas pra ficar mais lógico, irei mudar para status) e o seu tipo vai ser boolean, se for 1 estará resolvido, se for 0 não resolvido.
3 - Tem data de criação sim, se chama dataAtendimento e está na entidade Atendimento.

Atendimento contém os atributos que compõe uma Chamada (numAtendimento, numSetor, nomeDoAtendido etc)
E esses atributos não estão na entidade Chamada, pois de acordo com a regra de modelagem, quando o relacionamento é N:N (Muitos para Muitos) cria-se uma entidade associativa que leva a chave primária de ambas entidades(envolvidas no relacionamento N:N), e por fim criada a entidade Chamada.

Um outro exemplo de (N:N) é:
Medico pode atender muitos pacientes e pacientes são atendidos por muitos medicos, como é N:N, cria-se a entidade Consulta que irá levar a PK de Medico e PK de Paciente.

o que é o setor? pq ele tem um numero de atendimento?

Setor são as salas separadas onde há servidores públicos. Sala da Chefia, Setor de patrimônio, Setor financeiro etc.
A modelagem estava errada e eu corrigi, numSetor tem que ser FK na entidade Atendimento.

Segue a imagem do modelo atualizado.

E aí, consegue auxiliar na minha duvida?