Duvida na pesquisa de dados no banco postgres com o sistema em JAVA

Ola sou Jr ainda na linguagem de Java estou desenvolvendo um sisteminha para aperfeçoa…

Gostaria da ajuda de alguém para me falar como faço para buscar um cliente no banco dedados pelo label de busca "exemplo um select no banco postgres[img] :-o "

/* String sql = “SELECT” +
“nm_aluno, cd_aluno FROM aluno”;
if (txtCod.getText != null &&
txtCod.getTetx().length()!=0){
sql += “and cd_aluno like '%” + Parser.parseToInt(txtCod.getText()) + “%’”;
}
try {
Statement stmt = Conexao.getConnection().prepareStatement(sql);
ResultSet rs = stmt.executeQuery(sql);

        DefaultTableModel model = (DefaultTableModel) tabelaPedido.getModel();
        model.setNumRows(0);
        
        aluno = new ArrqyList<aluno>();
        
        while (rs.next()){
        aluno aluno = new aluno();
     *   cliente.setCodigo(rs.getInt("cd_aluno"));
            cliente.setNomeAluno(rs.getString("nm_aluno_aluno"));
     *         aluno.add(aluno);

       
     * }
        
  } catch (SQLException ex){
              JOptionPane.showMessageDialog(null, "Erro na inserção: " + ex.getMessage(),
                "Erro", JOptionPane.ERROR_MESSAGE);
        return;
  }*/
}

no caso estaria errado dessa maneira aqui que estou fazendo?


[quote=uaslei Java]Ola sou Jr ainda na linguagem de Java estou desenvolvendo um sisteminha para aperfeçoa…

Gostaria da ajuda de alguém para me falar como faço para buscar um cliente no banco de dados pelo EVENTO de busca "exemplo um select no banco postgres[img] :-o "

/* String sql = “SELECT” +
“nm_aluno, cd_aluno FROM aluno”;
if (txtCod.getText != null &&
txtCod.getTetx().length()!=0){
sql += “and cd_aluno like '%” + Parser.parseToInt(txtCod.getText()) + “%’”;
}
try {
Statement stmt = Conexao.getConnection().prepareStatement(sql);
ResultSet rs = stmt.executeQuery(sql);

        DefaultTableModel model = (DefaultTableModel) tabelaPedido.getModel();
        model.setNumRows(0);
        
        aluno = new ArrqyList<aluno>();
        
        while (rs.next()){
        aluno aluno = new aluno();
     *   cliente.setCodigo(rs.getInt("cd_aluno"));
            cliente.setNomeAluno(rs.getString("nm_aluno_aluno"));
     *         aluno.add(aluno);

       
     * }
        
  } catch (SQLException ex){
              JOptionPane.showMessageDialog(null, "Erro na inserção: " + ex.getMessage(),
                "Erro", JOptionPane.ERROR_MESSAGE);
        return;
  }*/
}

no caso estaria errado dessa maneira aqui que estou fazendo?[/quote]

Bom, eu não vou fazer o seu trabalho, mas vou te dar dicas.

vc tah usando o defaulttablemodel no seu projeto. mas vc primeiro tem que setar no jTable.

assim.

  jTTabela.setModel(tMFuncionario);

depois vc tem que varrer a lista de objetos que vc tah trabalhando.

e setar o valor da lista no tablemodel

varrendo uma lista de objetos


 //Aqui vou demonstrar como fazer para varrer a lista de objetos.

    for(int i = 0; i<funcionarios.size(); i++){

    funcionarios.get(i).getId();//e assim por diante.
}

cara, eu estive olhando o teu código mais atentamente, antes só estava vendo como vc estava tratando com o defaulttablemodel. mas depois encontrei alguns erros.

primeiro logo após o while vc cria o objeto aluno (instancia a classe aluno), só que vc utiliza um outro objeto para pegar os dados que o resultset retornar e depois pega o objeto aluno e o adiciona a lista de objetos aluno, só que aluno não tem nada lá, pois os valores do resultset estão na classe cliente, não sei se foi assim que vc fez, mas vc os postou assim. reescreva o seu código, um conselho usa um método, pois hoje em dia ninguém está programando mais assim.

segundo, segundo alguns programadores, evite usar o defaulttablemodel, crie o seu próprio, aqui no guj tem exemplos de como criar o seu próprio tablemodel.

Da uma olhada nesse link:

http://www.guj.com.br/java/225793-exemplo-de-tablemodel#1156821

E outra coisa, tu quando fores postar algum código usa a tag code localizada nos botões acima do texto que vc digitar (fica logo após o botão Quote).

Então tchau e boa sorte pra vc.

Ueslei, por favor:

  1. Use as tags code (e não quote), como descrito aqui:
    http://www.guj.com.br/java/50115-voce-e-novo-no-guj-vai-criar-um-topico-e-colar-seu-codigo-fonte-leia-aqui-antes-por-favor

  2. Leia com atenção a descrição dos fórun antes de postar. Seu tópico está bem longe de pertencer ao Java Básico. Vou move-lo para persistência.

  3. Não use DefaultTableModel. Além de tornar seu sistema extremamente complexo, é mais lento e ineficiente. Embora seja mais difícil aprender a fazer do jeito certo, é bem mais difícil fazer uma aplicação com o Default do que com um model próprio.
    O jeito certo você só precisa aprender uma vez, mas models você implementará vários. Portanto, não tenha preguiça de aprender a fazer direito. Há links na minha assinatura que explicam como fazer seu próprio TableModel.

[quote=ViniGodoy]Ueslei, por favor:

  1. Use as tags code (e não quote), como descrito aqui:
    http://www.guj.com.br/java/50115-voce-e-novo-no-guj-vai-criar-um-topico-e-colar-seu-codigo-fonte-leia-aqui-antes-por-favor

  2. Leia com atenção a descrição dos fórun antes de postar. Seu tópico está bem longe de pertencer ao Java Básico. Vou move-lo para persistência.

  3. Não use DefaultTableModel. Além de tornar seu sistema extremamente complexo, é mais lento e ineficiente. Embora seja mais difícil aprender a fazer do jeito certo, é bem mais difícil fazer uma aplicação com o Default do que com um model próprio.
    O jeito certo você só precisa aprender uma vez, mas models você implementará vários. Portanto, não tenha preguiça de aprender a fazer direito. Há links na minha assinatura que explicam como fazer seu próprio TableModel.

[/quote]

obrigado pela a dica amigo isso vai me ajudar bastante obrigado msm

obrigado pela dica muito agradecido.