Dúvida NF-e

To gerando o arquivo txt da nf-e para que eu possa exportalo, mas to com algumas duvidas e queria saber se alguem
ja fez isso em alguns atributos que eu to em duvida.

Um deles é um tal Codigo do produto ou serviço que eu devo consultar na tabela do CFOP, mas o problema como que eu
vo fazer um negocio que o usuario todas vez que for inseri um produto vair ter que consultar essa tabela para cada produto
para saber onde o produto se encaixa nessa tabela do CFOP, na parte de venda a tabela de uns 3mil registro.

bom o que eu queria saber mesmo se o usuario da empresa vai ter que informar esse codigo para cada produto, ou tem um codigo
padrão para cada tipo de mercadoria, por exemplo produtos de informatica é o codigo tal e só aquele nao interessa qual produto
mas sim a categoria que ele pertence.

Se alguem poder me esclarecer isso eu agradeço.

os codigos para venda começa apartir do 5000 e vai até 7000
A tabela do CFOP é essa neste link:
http://www.sefaz.pe.gov.br/flexpub/versao1/filesdirectory/sessions398.htm#Sa%C3%ADdas_Outros_Estados_5000

Vinny,

o CFOP (Natureza de operação) esta relacionada a NF como um todo, e não a cada item, esse código representa duas informações básicas:

  1. operação que o emitente da NF pretende fazer com as mercadorias/serviços relacionada (Venda, Devolução, Transferência, Doação, entre outros conforme a empresa).
  2. destino (dentro do estado, fora do estado, exportação/fora do país)

Senhores,

Primeiro que CFOP não é da nota com um todo: é item a item dentro de uma nota. Tanto isto é verdade, que existem notas fiscais com mais de 1 CFOP.

Segundo que CFOP não está relacionado com o cadastro do produto e sim com a operação.

Vou dar um exemplo de acordo com o meu segmento, que é revenda materiais para construção.
Digamos que seja feita uma venda estadual de dois produtos: cimento e tijolo.
Cimento é um produto com substituição tributária antecipada, com classe fiscal 060 e CFOP 5.405.
Tijolo é um produto integral, com classe fiscal 000 e CFOP 5.102.
Veja que tenho dois produtos com CFOPs diferentes para a mesma nota.

No entanto, se for feita uma devolução destas mercadorias, os CFOPs já mudam para 1.411 e 1.202, respectivamente.

Existe uma confusão muito grande em relação a isto por parte dos programadores, o que gera problemas de escrituração. O próprio SPED fiscal já trata CFOP por item, dêem uma olhada no Ato Cotepe.

Em tempo: Viny, será que você não está confundindo CFOP com NCM?

Inté.

O que eu não estava entendendo mesmo era como era feita a identificação do produto em relação ao CFOP, eu acreditava que o CFOP seria informado
no cadastro no produto, mas como vc disse não é pq um mesmo produto pode ter CFOPs diferente dependendo do estado que ele se encontrada na nota
se for saida é um codigo se for devolução é outra e se for entrada tb é outro, bom era isso mesmo que eu queria saber, vou modificar a parte de geração da nota, para o usuario
informar o codigo do CFOP no ato da geração da nota para cada produto.

Agradeço pelo esclarecimento de minha duvida.

Mas aproveitando o tópico, Qual a diferença entre:

Unidade Comercial e Unidade Tributável
Quantidade Comercial e Quantidade Tributável
Valor unitário de comercialização e Valor unitário de tributação

eu tenho alguns exemplos aqui e os valores que estão em um esta em outro, exemplo se na unidade comercial ta KG na unidade tributável tb tá KG, se os
dois vão ser igual pq tem quer ter esses 2 campos com nomes diferentes mas com valores iguais na nota?

apenas reforcando o que marciosantri falou, quando contem itens que é produzido pela Empresa Emitente da NF
o CFOP ja muda, se o produto é adquirido de terceiros é outro … etc …

Vinny,
expliquei de um jeito para facilitar o entendimento geral e evitar que associe o CFOP a um atributo do cadastro produto (como preço, descrição) e o que imaginei que faria a seguir…
NFs podem ter mais de um CFOP, nos itens deverá possuir os respectivos CFOP, porém, não solicite ao usuário item a item, estará tornando manual o que deve ser automático, além de evitar erros do usuário.
O principal CFOP (como um todo da NF) você solicitará do usuário, mas a cada item inserido, o sistema deverá saber automaticamente se possui algum CFOP adicional para então armazená-lo.

Entenda também a composição dos códigos, isso lhe ajudará a saber se o usuário selecionou o grupo correto, UF Emitente x UF Destinário, etc:

5,6,7 Saída
1,2,3 Entrada

1.xxx ENTRADAS OU AQUISIÇÕES DE SERVIÇOS DO ESTADO.
2.xxx ENTRADAS OU AQUISIÇÕES DE SERVIÇOS DE OUTROS ESTADOS
3.xxx ENTRADAS OU AQUISIÇÕES DE SERVIÇOS DO EXTERIOR
5.xxx SAÍDAS OU PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS PARA O ESTADO.
6.xxx SAÍDAS OU PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS PARA OUTROS ESTADOS
7.xxx SAÍDAS OU PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS PARA O EXTERIOR

Eric.Developer eu entendi o que vc quis dizer, sim eu até quero fazer algo que seja mais altomatizado em relação ao CFOP, mas é que tem muitos código CFOPs
mesmo que esteja divididos em grupos como entrada, saida entre outros, mesmo assim possui muitas situações diferentes, eu ainda não enxerguei uma maneira
de identificar automaticamente isso na hora de fazer a nota, o que eu pensei em fazer seria colocar no cadastro de produto o CFOP do produto de saida, de entrada e de devolução
mas eu não sei se o usuario da empresa tem esses numeros a mão na hora do cadastro, bom é complicado isso, to tentando encontrar achar uma maneira automatizada
para identificar isso, se alguem tiver alguma sugestão eu aceito.

Os CFOP de todos os estado são iguais, ou pra cada estado tem um codigo que tem finalidades diferentes?

Rapaz a coisa é bem embaixo, é como ja disseram. Agora da uma olhada em como a coisa toda esta interligada no sistema que trabalho, pra tu dar uma sacada.

No cadastro do produto eu digo qual a classificação dele, por exemplo GERAL.

No cadastro desta classificação, eu digo qual a regra fiscal do CFOP, por exemplo VENDA DENTRO DO ESTADO.

No cadastro desta regra fiscal do CFOP é que estao os CFOP’s de fato, neste cadastro das regras eu coloco varios itens para cada regra fiscal de CFOP, tipo para o VENDA DENTRO DO ESTADO eu terei varios itens com estes dados:
CFOP…MOVIMENTO…NO ESTADO?..COMPRA/VENDA.

Este campo MOVIMENTO é o movimento da NF.

Ai quando vou gerar uma NF, eu digo o movimento da NF, entao quando vou adicionando os itens, baseado neste movimento da nf + classificação do produto o sistema sabe qual CFOP colocar pra aquele item da NF.

Deu pra ter uma visão da coisa??

Ola, tem como vc enviar esse tipo de modelagem do banco de dados

Meu caro colega,
O CFOP natureza de operação é dividido em 06 tipos:
1.000 ? Compra dentro do estado;
2.000 ? Compra fora do estado;
3.000 ? Compra do exterior;
5.000 ? Venda dentro do Estado;
6.000 ? Venda fora do Estado; e
7.000 ? Venda para o Exterior
Acontece que cada CFOP tem as suas sub-divisões:
1101 - COMPRA P/ INDUSTRIALIZACAO OU PRODUCAO RURAL
1102 - COMPRA P/ COMERCIALIZACAO
1111 - COMPRA P/ INDUSTRIALIZACAO, MERC. RECEBIDA EM CONSIG. INDUSTRIAL
1113 - COMPRA P/ COMERCIALIZACAO, MERC. RECEBIDA EM CONSIGNACAO MERCANTIL
1116 - COMPRA P/INDUSTRIAL OU PROD RURAL ORIG. DE ENCOMENDA P/ RECEB. FUTURO
1117 - COMPRA P/ COMERCIALIZACAO, ORIGEM ENCOMENDA P/ RECEBIMENTO FUTURO…etc.
Sem contar que para cada um desses CFOPs poderá ter as suas particularidades, de acordo com o tipo de venda/compra, ora com alíquotas de 7%, 12%, 18%…etc, temos uma possibilidade de até mais de 10 alíquotas no Brasil.
O que determina o CFOP e Alíquota é o tipo de operação, sendo assim, vou te dar a solução perfeita para que você e nem o cliente tenham problemas futuros e você seja glorificado na sua empresa, segue ai:
Crie as seguintes tabelas:
Tabela NAT_OPERACAO, com os campos: nat_op_operacao, nat_op_nat_digito, nat_op_aliquota e nat_op_descricao, tipo_compra.
Tabela de TIPO_VENDA, com os campos: tipo_venda_cod e tipo_venda_descricao
Tabela TIPO_COMPRA, com os campos: tipo_compra_cod e tipo_compra_descricao
Agora vamos vender e comprar a vontade:
Suponhamos que eu faça uma compra para industrialização dentro do próprio estado com a alíquota de 18% ? o usuário vai selecionar o tipo de compra (campo tipo_compra_descricao = COMPRA DENTRO DO ESTADO), você vai trazer automaticamente o CFOP, descrição da Natureza de Operação e a alíquota.
Para resolver o problema de ter várias alíquotas para o mesmo CFOP, você tem a opção de criar as alíquotas subdividindo com o campo Nat_op_digito. Compra dentro do estado com alíquota de 18% vai ficar assim:
Nat_op_operacao = 1.111, Nat_op_digito = 001, nat_op_aliquota = 18%, nat_op_descricao = COMPRA P/ INDUSTRIALIZACAO OU PRODUCAO RURAL e tipo_compra = 001.
Suponhamos que eu faça a mesma compra para industrialização, também dentro do próprio estado, mas com a alíquota de 7% ? o usuário vai selecionar o tipo de compra e você vai trazer automaticamente o CFOP, descrição da Natureza de Operação e a alíquota. Vai ficar assim:
Nat_op_operacao = 1.111, Nat_op_digito = 002, nat_op_aliquota = 7%, nat_op_descricao = COMPRA P/ INDUSTRIALIZACAO OU PRODUCAO RURAL e tipo_compra = 002.
Você pode salvar essas tabelas pré-formatadas, para cada cliente você poderá fazer a importação dos dados, sem a necessidade do cliente fazer os cadastros manualmente devido a quantidade de possibilidades existentes. Se for o caso do cliente ter poucas opções, melhor deixar cadastrar.
Tomar o cuidado de explicar ao cliente para abrir os campos com 03 caracters, usando 001 ele tem a possibilidade de criar até 999 opções e acontece de estourar.
O mesmo procedimento servirá para os tipos de vendas, pode se divertir.
Todas as obrigações hoje é por item e cada item tem que ter o seu devido CFOP relacionado. Fiscalmente falando, o código de natureza de operação jamais estará relacionado ao produto e sim ao tipo de venda ou compra que o cliente está fazendo. O próprio nome está bem explícito: qual é a natureza da opeação, se fosse por produto a legislação teria criado o código de natureza de produto e não de operação (venda/compra)

Só para complementar. Nenhum sistema faz milhagres. O maior percentual (90%) dos tipos de compra/venda carrega somente um tipo de CFOP para os itens. No caso de um item estar com CFOP diferente, o usuário tem que trocar.
Mas amarrar o CFOP e alíquota no produto estará complicando o sistema porque você terá centenas de produtos com centenas de possibilidade de tributação.

Valeu amigo, muito obrigado pela ajuda!