Duvida no mapeamento de tabelas

Galera, bom dia!

Tenho uma dúvida que gostaria de compartilhar com os Srs. :lol:

Seguinte:

Tenho uma estrutura de BD onde tenho uma tabela Cliente e uma tabela Contato, onde são guardados os contatos do cliente.

Como vcs costumam criar as classes neste caso?

Pensei em criar no programa uma classe Cliente e ClienteDAO para recuperar os dados dos cliente, mas e a tabela Contatos?

Vcs costumam criar um Contato e ContatoDAO ou armazenam os contatos na própria classe cliente?

Abrs, :smiley:

Aparenta ser um relacionamento um-para-muitos (um cliente pode ter muitos contatos, correto?).
Sim, vc poderá criar uma classe para contatos e relacionar as duas classes no mapeamento.
Lembre-se dos conceitos de orientação a objetos, como alta coesão. É boa prática que as classes devam ter responsabilidades bem definidas e específicas.

Você precisa entender sobre relacionamentos: @OneToOne Unidirecional e Bidirecional, @OneToMany e @ManyToOne Unidirecional e Bidirecional, @ManyToMany Unidirecional e Bidirecional

Fala galera,

Já tenho uma base sobre relacionamentos 1-n, n-n, mas minha dúvida é no paradigma de como armazenar os dados na aplicação.

Vejo que no Hibernate o pessoal cria classes contendo um Set que identifica (neste caso), os Contatos do cliente, mas minha dúvida é a seguinte:

Este Set deve conter os “Contatos” propriamente ditos ou os identificadores dos contatos na tabela contato (A chave primária por exemplo).

Podem me dar um exemplo simples só pra mim estudar? :oops:

vlw

[quote=zerone]Fala galera,

Já tenho uma base sobre relacionamentos 1-n, n-n, mas minha dúvida é no paradigma de como armazenar os dados na aplicação.

Vejo que no Hibernate o pessoal cria classes contendo um Set que identifica (neste caso), os Contatos do cliente, mas minha dúvida é a seguinte:

Este Set deve conter os “Contatos” propriamente ditos ou os identificadores dos contatos na tabela contato (A chave primária por exemplo).

Podem me dar um exemplo simples só pra mim estudar? :oops:

vlw [/quote]Desculpe a honestidade, você então tem o conhecimento do que é 1-n, n-n e assim vai teórico apenas. Você leu o post que indiquei?

Foi mal cara :lol:

Depois que postei que vi que nestes links tem a resposta do que estava procurando.

vlw! :slight_smile:

Aproveitando o ensejo já que lhe conheci agora, seu blog é excelente. Um post melhor do que o outro e sempre muito didático. Sempre leio alguma coisa nele e assino via RSS.
Valeu!

Aproveitando o ensejo já que lhe conheci agora, seu blog é excelente. Um post melhor do que o outro e sempre muito didático. Sempre leio alguma coisa nele e assino via RSS.
Valeu! [/quote]Opa! Valeu! :oops: :oops: