Dúvida Padrão MVC

Olá a todos.

Estou começando a estudar o padrão e estou com a seguinte dúvida baseada em um livro de exercícios UML.

O projeto é simples, é um cadastro de contas de luz, porém ele tem 2 métodos, um que busca a conta de menor valor e outro a de maior valor.

Qual a dúvida ?

Não estou usando a camada DAO, apenas criei a classe “Conta” na camada model, porém os métodos que buscam a menor e maior conta devem estar também dentro dessa classe ? Esses métodos seriam static, uma vez que eles são usados por todos os objetos do tipo “Conta” ou seriam de instância ?

Estou confuso quando a isso, o correto seria:

class Conta{
public… menorConta(){}
}

ou

class Conta{
public static … menorConta(){}
}

Ou nenhum desses ?

Se fossem operações de salvar, etc, eu afirmaria que seria de instância, porém esse de buscar menor e maior conta, conceitualmente até onde li, me confundiu se é de instância ou static.

Obrigado pela atenção.

Qual objetivo dessa classe Conta? O que vai ter dentro do método menorConta()? Se esse método for manipular atributos de uma instancia qualquer da classe, então não pode ser estático.

Se está querendo fazer uma consulta no banco de dados, crie uma classe separada para isso, algo como “ConsultaConta”. Não precisa criar mais camadas, isso faz parte do Model, pra organizar pode criar uma pasta “Consultas” (Model\Contas\Consultas). Seria bom dividir os models por assunto se o projeto for crescer.

O objetivo da classe Conta também é a de acessar a base de dados e retornar a conta de menor e a de maior valor.

No caso, ficaria como ? Métodos estáticos só para fazer isso ? Eu também acho que o que faz mais sentido é tirar esses métodos da classe Conta e colocar em outra Classe.

Ao criar uma classe ContaDAO fica mais claro para mim, pois ali eu inseria todos os métodos. Porém se pensar somente na classe Conta para acessar os dados queria saber qual seria a melhor solução.