Estou fazendo um projeto para aprendizagem, no qual tenho que adicionar/remover/atualizar/retornar um lista usuarios (sem persistencia), tudo isso usado em diversas classes distintas, gostaria de saber se crio uma classe UserManager, que ficara responsavel por manter a lista de usuarios e as operações, ou se separo os metodos em classes seguindo o pattern command. Caso use command, qual as vantagens que ele me oferece?
Uma acao por classe nao tem muito sentido. Faca a sua “UserManager” mesmo.
Rafael
Eu, particularmente, estou trabalhando com JSF e uso bastante a sua primeira opção. Acho que usando um beanManager fica bastante claro e simples o desenvolvimento. Agora se vc está querendo robustez, com certeza deve usar o pattern Command, pois vai te dar maior flexibilidade de operações (vista de uma forma acadêmica, seria “a forma”) em troca de um aumento relativo de complexidade.
Use o padrão Command com cuidado senão pode acabar caindo em programação procedural.
Yellow!!
sei que já faz uma era qeu esse tópico foi criado… mas faz tempo qeu não entro…
Louds, vc poderia dar um simples exemplo, ou explicar como poderia ficar procedural o uso do pattern Command?!
Obrigado!
Quando voce precisa chamar varios Commands pra fazer uma coisa, ou quando voce cria Commands que chamam outros Commands, voce ta caindo um pouco no Proceduralismo (aquele movimento artistico frances do seculo XVIII). De uma lida boa nas descricoes do pattern pra evitar cair nisso, e ta tranquilo.