Olá Pessoal,
Tenho duas dúvidas primárias que tenho certeza, serão rapidamente resolvidas:
1- Tenho um objeto Funcionário onde tenho muitas propriedades. O que ocorre é que separei essas propriedades em 3 conjuntos, um com dados obrigatórios e importantes como nome, endereco, cargo etc, outro com dados opcionais não muito relevantes, como Hobies, livros lidos, filmes vistos, um campo de observações etc. E por último dados de configuração, como por exemplo se ele deseja receber e-mail de notícias, e-mail de alertas de reunião, idioma preferível etc.
O mecanismo de inclusão possui 2 telas onde a primeira inclui os campos obrigatórios, o que já faz com que já exista um funcionário (grava o funcionário no banco) e outra com os dados opcionais onde só dou um update nas informações opcionais. As informações de configuração são efetuadas em outro processo.
obs: No banco a tabela de funcionarios tb é dividida em 3 (Func, FuncDet e FuncConfig por exemplo - um pra um - pra um).
Como faço pra modelar esse Funcionário? Terei 3 classes? E o processo de Save quando eu tiver alterando um usuário?
2- E outra dúvida decorrente também deste cenário.
Se eu tenho um objeto Funcionario e outro Funções, onde um funcionário possui um conjundo de funções que ele executa na empresa.
Quando faço um getFunc para recuperar um funcionario e tb recupero as funções como eu faria?
Em Funcionario.Get() eu teria uma chamada a Funcoes.Get(objFuncionario) ?
Funcoes.Get(objFuncionario) já atribuiria as informações das funções ao objFuncionario ou apenas retornaria a colecao de funcoes e no meu Usuario.Get() eu teria Funcionario.Funcoes = Funcoes.Get(objFuncionario) ?
Como disse são dúvidas elementares, mais que provavelmente darão sérios problemas caso não fique bem claro pra mim e eu acabe tomando um caminho errado.
Obrigado a todos que puderem colaborar.
Marcelo.