Dúvida quanto a Estrutura

E aí Pessoal!!

Seguinte, gostaria de saber como vc desenvolvem em equipe uma aplicação J2EE…
Hoje na empresa onde trabalho temos um grande problema que é o seguinte: Temos um JBoss rodando no server, o nosso sistem é formado por várias aplicações que são jars separados, mas que possuem ligações (ex.: Jar de Contas Pagar e Jar de Contabil, o contas precisa gerar contabilidade) e isso nos causa problemas. As vezes 2 desenvolvedores mexem no mesmo sistema e ao testar o programa no JBoss um fica sobreescrevendo o jar do outro… Outro problema é quando vc usa um objeto de outro sistema (jar) e alguém está alterando algumas classes, isso força os dois a se sincronizarem (quando possível)…
Alguma dica de como solucionar esses problemas???

Vallew

As dicas genericas de sempre:

  • Use um sistema de controle de versao (CVS ou o que for)

  • Faca testes de integracao o mais frequentemente possivel

  • Cada desenvolvedor precisa de uma instancia do application server SO PRA ELE enquanto estiver desenvolvendo

  • Monte EARs, assim ninguem fica passando por cima de JAR alheio

Bom… acho q eh isso :wink:

Ah! E eleja alguem da equipe pra ser baby-sitter dos builds. Geralmente quem quebra um build merece ser baby-sitter, ate que alguem mais quebre… :smiley:

Ae cv, blz…

  • Bom, o CVS nós já usamos
  • Acho que vai ser necessário botar um app server em cada máquina… :frowning:

Paciência…

Vallew pela resposta!!!

Nao necessariamente… se as maquinas nao forem mto boas, mas vcs tiverem um servidorzao punk, vcs podem criar diversas instancias do appserver la e deixar a galera se divertir :smiley:

Nao necessariamente… se as maquinas nao forem mto boas, mas vcs tiverem um servidorzao punk, vcs podem criar diversas instancias do appserver la e deixar a galera se divertir :D[/quote]

servidorzao punk de desenvolvimento :shock: ?? Taí uma cabeça de bacalhau, sei que existe, mas nunca ví!!! :smiley: :smiley: :smiley:

Ja usam CVS e mesmo assim tem problemas de sincronização? Bom… verifique se ele está sendo corretamente usado, ou se esta atuando meramente como um “servidor de fontes” (algo como um FTP… )

Descartado isso, é importante haver alguém responsável pelo deployment no servidor, (um dos dois). E acho mais válido um APP server na máquina de cada um, aumentando a flexibilidade do gajo :wink:

Indo um pouco mais além… pode ser que o sistema possua uma interdependência muito forte (e que talvez possa ser minimizada) entre seus módulos… quem sabe um refactoring não contribua com o fim dos problemas de sincronização?

Abraço!

Acho que o problema que eles tem é no deployment:

Ted, pq vc não faz um esquema de cada um ter a sua app no servidor (se vc usa ear, cada um pode colocar o seu login.ear na máquina)? E a versão estável vc faz sempre a partir de um checkout em alguma versão específica (pra ficar bem fácil, aprenda a usar as tags do CVS).

[]s