Seguinte,
Estou fazendo alguns teste para o projeto de uma aplicação WEB e surgiram algumas dúvidas quanto ao fluxo de informações, classes de conexão e Beans.
Inicialmente, tenho a seguitne estrutura:
-
Página Html com o form com seguintes campos:
_Campo texto id (oculto)
_Campo texto descricao
_Campo texto valorCusto
_Campo texto valorVenda
_Campo texto dataInclusao
e action para CtrProdutos; -
Servlet CtrProdutos que recebe as informações da html acima e identifica se ela tem id ou não. Caso ela tenha id o CtrProduto cria uma HashTable com os dados passando como parâmetro para o metodo update da classe ProdutoDAO que faz o update no banco, e caso ela não tenha id, o CtrProduto cria uma HashTable com os dados passando como parâmetro para o metodo insert da classe ProdutoDAO que faz o insert no banco;
Obs.: O campo id do BD é um campo numérico de auto_incremento -
Classe ProdutoDAO possui acesso aos SQLs que fazem a manipulação (inserção, alteração, exclusão e pesquisa) dos Produtos no BD e implementa a classe abstrata DAO.
-
Classe Produto com alguns atributos como id, descrição, valorCusto, valorVenda, dataInclusao com gets e sets e um construtor com todos os parâmetros.
-Tenho também uma classe ConnectionBens que faz a conexão com banco de dados controlando as connection abertas (Número de connection, …)
-Tenho uma classe abstrata DAO que tem dois métodos sincronizados principais: update e inserte responsáveis por executar todos os updats e inserts da aplicação. Ela também tem dois métodos abstratos chamados inserir, alterar e excluir.
Em uma dessas aulas da vida um professor disse que a class Produto que deveria ser especializada nos produtos (claro :lol: ) teria todos os métodos de instância como gets e sets e mais os metodos de classe tipo o meu ProdutoDAO. Na verdade acho que seria a junção dos dois.
Já estudei bastante sobre MVC sendo que tenho bem definido seus conseitos. Mas agora na hora de apolicá-los estou tendo um pouco de dificuldade.
Obs.: Não estou usando nenhum tipo de framework pois gostaria de primeiramente descobrir o caminho das pedras pra depois ir simplificando (Algo tipo saber exatamente de onde vem, o que faz e pra onde vai).
Acho que isso dá pra ter uma idéia da maluquice, mas qualquer pergunta, fiquem a vontade.
Gostaria e sugestões, opiniões, críticas, resumindo, tudo o que puder ajudar a melhorar isso pra começar a aplicação já de maneira correta.
Valeu