Duvida referente a estÁgio

estou estudando java a um ano, atravez de algumas video aulas: java xti, brasilmaisti, apostila da caelum fj-11 e o livro da deitel. anteriormente fiz um curso de cobol somado aos conhecimentos da faculdade. tenho uma lógica boua, toda parte de orientação a objetos, classes, metodos, polimorfismo, exception, enfim tenho dominio na parte de orientação a objetos, banco estudei mysql.
tenho alguns projetinhos que montei estudando, qual o proximo passo pra conseguir um estagio? o que devo estudar daqui pra frente?
e como devo montar meu curriculo… ja mandei alguns curriculos para estagio… mas creio que o conhecimeto é pouco… ME AJUDEM POR FAVOR creio que todo mundo passou por isso ja rs.

Próximo passo é se candidatar as vagas de estágio que esteja realmente preparado para a prática dos itens exigidos. Senão tiver preparado para os itens da vaga, se prepare.

Para disputar essas vagas no meio de uma massa de candidatos vai ser preciso se diferenciar pros RHs, uma delas é se render ao comércio de certificações. Fora isso só por indicação.

algumas pessoas são contra certificação outras a favor, mas creio que sera um diferencial mesmo né.
com domínnio de oop ja consigo entrar no mercado de trabalho mesmo como estágio? seria interessante especificar no curriculo o que estudei e onde estudei ate agora? grato

[quote=vitor franca]algumas pessoas são contra certificação outras a favor, mas creio que sera um diferencial mesmo né.
com domínnio de oop ja consigo entrar no mercado de trabalho mesmo como estágio? seria interessante especificar no curriculo o que estudei e onde estudei ate agora? grato[/quote]

Para quem não tem coisa nenhuma, é melhor uma certificação do que nada.

Outra coisa. Se seu português é similar ao das suas postagens, revise isso também.

HAHAHAHAAH CARAMBA A GALERA NÃO PERDOA NADA…!!! MAS VALEU

Se aqui não se perdoa, por que numa seleção numa empresa se perdoaria?
Que ano está na faculdade?

VERDADE MEU CARO, SEGUNDO SEMESTRE DE ENGENHARIA.
SÓ MAIS UMA DÚVIDA?

TERMINEI ESSA PARTE DE OOP, QUERO DAR CONTINUIDADE NOS ESTUDOS, O QUE DEVO ESTUDAR AGORA?

[quote=vitor franca]VERDADE MEU CARO, SEGUNDO SEMESTRE DE ENGENHARIA.
SÓ MAIS UMA DÚVIDA?

TERMINEI ESSA PARTE DE OOP, QUERO DAR CONTINUIDADE NOS ESTUDOS, O QUE DEVO ESTUDAR AGORA?[/quote]

Lógica, algoritmos, estrutura de dados, solução de problemas (projeto euler, olimpíadas de programação, etc).

PS: não use apenas maiúsculas.

[quote=vitor franca]algumas pessoas são contra certificação outras a favor, mas creio que sera um diferencial mesmo né.
com domínnio de oop ja consigo entrar no mercado de trabalho mesmo como estágio? seria interessante especificar no curriculo o que estudei e onde estudei ate agora? grato[/quote]
Quanto mais informação sobre seus conhecimentos práticos melhor.

Se a vaga exigir só domínio em OOP sim, só que difícil pedir só isso. O que determina são os itens pedidos da vaga, por isso se prepare para o que as vagas pedem mais.

Cara vou te deixar como dica um post que me ajudou bastante…

http://www.handersonfrota.com.br/como-iniciar-em-java-para-web-sem-medo/

O inicio realmente e conturbado, muitas exigências e poucas vagas, mas se tiver paciência e se dedicar bastante, da certo!

[quote=javaflex][quote=vitor franca]algumas pessoas são contra certificação outras a favor, mas creio que sera um diferencial mesmo né.

Se a vaga exigir só domínio em OOP sim, só que difícil pedir só isso. O que determina são os itens pedidos da vaga, por isso se prepare para o que as vagas pedem mais.[/quote]

Eu acho que antes só OO era mais que suficiente… mas hoje em dia tem muita gente desenvolvendo, por consequencia a concorrencia e bem mais acirrada, realmente só se destaca que rala bastante… Lógico que sempre tem aquele bom e velho QI para dar um empurrãozinho …

[quote=pedroazin][quote=javaflex][quote=vitor franca]algumas pessoas são contra certificação outras a favor, mas creio que sera um diferencial mesmo né.

Se a vaga exigir só domínio em OOP sim, só que difícil pedir só isso. O que determina são os itens pedidos da vaga, por isso se prepare para o que as vagas pedem mais.[/quote]

Eu acho que antes só OO era mais que suficiente… mas hoje em dia tem muita gente desenvolvendo, por consequencia a concorrencia e bem mais acirrada, realmente só se destaca que rala bastante… Lógico que sempre tem aquele bom e velho QI para dar um empurrãozinho …[/quote]
É por ai mesmo.

[quote=ViniGodoy][quote=vitor franca]algumas pessoas são contra certificação outras a favor, mas creio que sera um diferencial mesmo né.

Outra coisa. Se seu português é similar ao das suas postagens, revise isso também.[/quote]
Isso é muito importante principalmente se for passar por RH, eles eliminam se tiver redação ou ler algum texto seu.

[quote=javaflex][quote=ViniGodoy][quote=vitor franca]algumas pessoas são contra certificação outras a favor, mas creio que sera um diferencial mesmo né.

Outra coisa. Se seu português é similar ao das suas postagens, revise isso também.[/quote]
Isso é muito importante principalmente se for passar por RH, eles eliminam se tiver redação ou ler algum texto seu.[/quote]

Contudo, mesmo assim existem vários analfabetos em TI. Essa não deve ser uma preocupação primária.

[quote=Júlio Murta][quote=javaflex][quote=ViniGodoy][quote=vitor franca]algumas pessoas são contra certificação outras a favor, mas creio que sera um diferencial mesmo né.

Isso é muito importante principalmente se for passar por RH, eles eliminam se tiver redação ou ler algum texto seu.[/quote]

Contudo, mesmo assim existem vários analfabetos em TI. Essa não deve ser uma preocupação primária.[/quote]

A menos que não se incomode em perder as melhores oportunidades…

E quais são as empresas que proporcionam as melhores oportunidades? As grandes empresas?

E quais são as empresas que proporcionam as melhores oportunidades? As grandes empresas?

[/quote]
Nem sempre. Normalmente as pequenas e médias, em crescimento, oferecem melhores oportunidades. Tem que ter um certo equilíbrio entre segurança financeira e dinamismo tecnológico.

Me recuso a aceitar que existe gente aconselhando o cara a não se preocupar com a redação.

Como se programar fosse só sentar-se à frente do computador e ficar o dia todo codificando, sem precisar se relacionar com ninguém…

Conheço várias histórias de programador “bão” que acabou sendo desligado da empresa por dificuldade (ou por até mesmo se negar a melhorar) de comunicação.

Quem acredita que um cara é realmente bom em programação, quando ele não consegue nem se expressar direito em um idioma humano?

[quote=Ruttmann]Me recuso a aceitar que existe gente aconselhando o cara a não se preocupar com a redação.

Como se programar fosse só sentar-se à frente do computador e ficar o dia todo codificando, sem precisar se relacionar com ninguém…

Conheço várias histórias de programador “bão” que acabou sendo desligado da empresa por dificuldade (ou por até mesmo se negar a melhorar) de comunicação.

Quem acredita que um cara é realmente bom em programação, quando ele não consegue nem se expressar direito em um idioma humano?[/quote]

Então você deve viver uma realidade muito diferente da minha. Eu reconheço que compreender sua língua materna é o básico do básico, mas depois de tanto ver o pessoal escrevendo errado nas ordens de serviço que mandam para os clientes passei a me preocupar menos com isso.

[quote=Júlio Murta][quote=Ruttmann]Me recuso a aceitar que existe gente aconselhando o cara a não se preocupar com a redação.

Quem acredita que um cara é realmente bom em programação, quando ele não consegue nem se expressar direito em um idioma humano?[/quote]

Então você deve viver uma realidade muito diferente da minha. Eu reconheço que compreender sua língua materna é o básico do básico, mas depois de tanto ver o pessoal escrevendo errado nas ordens de serviço que mandam para os clientes passei a me preocupar menos com isso.[/quote]

Possivelmente nossas realidades sejam bem diferentes.

Já passei por um projeto nacional, onde nada dava certo, recebáamos tickets mal escritos, tínhamos que nos comunicar com gente que mal sabia falar direito. O projeto acabou com todo mundo brigado, passei por diversas “richas” internas. Isso tudo em um projeto com todo mundo falando e escrevendo em português.

Atualmente minha equipe toca 3 projetos internacionais. Todos baseados na Alemanha. É um projeto com idioma oficial em alemão e os outros em inglês. Nunca passei por nenhum problema de comunicação ou algo do tipo que passei naquele projeto nacional. Em grande parte porque o pessoal lá da Europa faz questão de que todos se comuniquem de modo padrão, e que escrevam de um modo minimamente compreensível.

As vezes vejo certas coisas escritas em emails corporativos que certamente fariam Machado de Assis se revirar no caixão.

Existe uma concepção muita errada em achar que um bom projeto se faz com tecnologia, máquinas parrudas e profissionais certificados de “experiência comprovada”. Acima de tudo as coisas são feitas com pessoas. E se as pessoas não conseguem nem se comunicar direito umas com as outras, o que é que vai funcionar?

Enfim, não vou mais me estender no assunto, já estou desviando do tema central do tópico.