Gente MVC parece ser tão simples, mas mesmo assim estou cheia de dúvidas já lê bastante coisa, mas parece que estou um pouco perdida

Minha dúvida é relacionada ao que fica no Modelo e o que fica no controle, tipo o Modelo seria os meus beans que são uma representação encapsulada as minhas tabelas do banco de dados certo? E isso ficaria no modelo?
O controle poderia ser definido como as classes que possuem os métodos que são implementados nos botões que o usuário interage, definindo assim o que vai ser feito no sistema?
Mas se for assim onde ficam minhas classes de validação de dados e as classes de Dao?
OBS: Acho muita coisa relacionada servlet e sei la mais o que, só que eu nunca estudei java web. Então alguém poderia me dar um, exemplo, relacionado com uma aplicação desktop?
Editado: Quando pedi exemplos não é exemplos com código e sim exemplos com tipos de classes como classes de Dao, classes de validações e classes de regras de negocio, etc… (basta citar, não precisa programar nada)