Ola pessoal, boa tarde…
Sou novato no forum e esse é meu primeiro post, então peço desculpas caso eu acabe violando alguma das regras existentes.
A empresa onde trabalho adotou Hibernate como ferramenta de auxílio na parte de persistencia nos sistemas e estou desenvolvendo o primeiro projeto (projeto muito simples) utilizando Hibernate.
O panorama principal desse projeto consiste em um módulo de cadastro de Clientes e um módulo de cadastro de Lançamentos (que seriam contas a pagar e a receber). Foram criadas as classes de modelo ClienteMd e LancamentoMd que já estão mapeadas com annotations e o relacionamento one-to-many já está feito, onde ClienteMd contém uma coleção de LancamentoMds e LancamentoMd contém um ClienteMd.
As chaves primarias ou Ids são atributos do tipo inteiro.
Estou tendo dificuldades em montar uma tela para listagem de lançamentos.
Essa tela deve conter ou não alguns filtros.
Quando nenhum filtro é utilizado apenas uso uma query:
" from LancamentoMd "
…e todos são listados perfeitamente
Quando quero listar apenas as contas já pagas:
" from LancamentoMd where dat_realizada IS NOT NULL "
… e também funciona perfeitamente
Agora estou precisando listar os lançamentos filtrando pelo nome do cliente e já testei várias soluções que não deram certo.
Também já procurei em vários posts aqui no forum e não encontrei nenhum que trata do mesmo tipo de relacionamento.
Em SQL normal seria algo como:
" select * from lancamento join cliente on lancamento.cod_cliente = cliente.cod_cliente where cliente.nome = 'Exemplo' "
Porem, gostaria disso em HQL…
Agradeço qualquer ajuda.
Abraços…