Galera eslarece uma duvida minha por favor, se a linha:
temos uma variavel de referencia pjob, agora esta sendo atribuido a ela o retorno do metodo getPrinterJob correto? PrinterJob é uma classe certo? Como é possivel acessar desta forma com uma classe o seu método?
So mais duas perguntas, o retorno do metodo getPrinterJob() ta sendo atribuido a variavel pjob. mas ele nao usa esse retorno ou usa? Pq logo abaixo desta linha vem o seguinte:
[code]if(pjob.printDialog()) // esta linha e um teste booleano mas nao entendo qual, teria como explicar?{
pjob.print()
}[/code]
Então o que esta fazendo o retorno getPrinterJob(), ou o retorno desse método so foi para nao deixar a variavel pjob nula?
[quote=evertonsilvagomesjava]Foxlol simples assim rsrs entendido brigadao!
So mais duas perguntas, o retorno do metodo getPrinterJob() ta sendo atribuido a variavel pjob. mas ele nao usa esse retorno ou usa? Pq logo abaixo desta linha vem o seguinte:
[code]if(pjob.printDialog()) // esta linha e um teste booleano mas nao entendo qual, teria como explicar?{
pjob.print()
}[/code]
Então o que esta fazendo o retorno getPrinterJob(), ou o retorno desse método so foi para nao deixar a variavel pjob nula?[/quote]
Everton, ele usa sim.
O método getPrinterJob() devolve uma referência de um objeto da classe PrinterJob para a variável pjob, a qual está sendo usada nas linhas que vc mostrou.
E quanto ao teste booleano é pq o método printDialog() mostra uma caixa de diálogo e se o usuário fechar (ou cancelar) esta caixa ele retorna false.
Foxlol eu dei uma lida la na API, esta o seguinte:
getPrinterJob() - Creates and returns a PrinterJob which is initially associated with the default printer.
Me corrija por favor se estiver errado, pelo que eu entendi ele cria e retorna um objeto PrinterJob e é associado a impressora padrão, onde esse objeto e atribuido a variavel pjob certo, mas seria basicamente pra pjob não ter uma referencia null num é nao? Pra poder acessar aos métodos pjob.printDialog()) e pjob.print().
[quote=evertonsilvagomesjava]Foxlol eu dei uma lida la na API, esta o seguinte:
getPrinterJob() - Creates and returns a PrinterJob which is initially associated with the default printer.
Me corrija por favor se estiver errado, pelo que eu entendi ele cria e retorna um objeto PrinterJob e é associado a impressora padrão, onde esse objeto e atribuido a variavel pjob certo, mas seria basicamente pra pjob não ter uma referencia null num é nao?[/quote]
Sim, de que outra maneira vc trabalharia com pjob se ela fosse nula? :lol:
Puuts Fox, fiz um teste aqui mas deu uma exception, tentei o seguinte ao inves de usar o metodo getPrinterJob() instanciar a classe por exemplo:
e usar pjob pra chamar o printDialog() e o print() mas deu exception não e possivel usar a variavel de referencia desta forma nao, com referencia ao objeto?
[quote=evertonsilvagomesjava]Puuts Fox, fiz um teste aqui mas deu uma exception, tentei o seguinte ao inves de usar o metodo getPrinterJob() instanciar a classe por exemplo:
e usar pjob pra chamar o printDialog() e o print() mas deu exception não e possivel usar a variavel de referencia desta forma nao, com referencia ao objeto?[/quote]
Haha putz cara, eu ia te dizer isso, mas como vc não perguntar pq não usar o construtor eu nem falei nada.
Vc não consegue da rum new pq a classe PrinterJob é abstrata.
kkk eu to ligado que classe abstrata nao da pra dar new assim como final nao tem como herdar rsrs eh pq nao vi a classe kkk, mas o erro é em runtime mesmo?
humm netbeans maluco aqui nao deu erro de compilaçao, no eclipse ja deu kkk. Mas ta ai uma grande utilidade entao do metodo getPrinterJob() hehe agora fez tudo sentido, classe abstrata not new kkk, yes getPrinterJob kkk, brigaaaadasso Fox!