Senhores,
Estou desenvolvendo uma plicação cliente-servidor, ao que há a necessidade de haver invocação de métodos entre os dois lados. Ou seja, o cliente irá invocar métodos do servidor e o servidor invocará métodos dos clientes para que haja uma atualização “simultânea” das informações (que funcione como um messenger da vida
)
Minha dúvida é se RMI serve para isso!?
Prefiria utiliza-lo por ser de fácil implementação; o que vcs me dizem a respeito?
Obrigado!!!
Sim. O RMI serve para isso.
Se for somente troca de mensagens você pode utilizar sockets também em Java também é muito simples.
Olá eltonsouza,
dá pra fazer um (MSN) usando RMI, sim.
Caso queira usar sockets, também dá, mas é uma solução mais baixo nível. Para criar o Server e os Clients, você não encontrará grandes problemas usando sockets. Se tiver que fazer serialização de objetos, e outras coisas, terá que fazer na unha.
Eu recomendo o uso do RMI, pois ele apresenta algumas facilidades para sistemas distruibuídos, como no seu caso.
Alguns links te ajudarão: [quote]http://java.sun.com/docs/books/tutorial/rmi/index.html[/quote][quote]http://www.comp.hkbu.edu.hk/~jng/comp3320/rmi.html[/quote][quote]http://www.ucb.br/prg/professores/giovanni/disciplinas/2005-2/pc/RMI.html[/quote]
Boa sorte! 
Opa, se tu realmente precisa que o server envie uma mensagem para o cliente, tu vai precisar trabalhar com sockets.
Na verdade com RMI o cliente consegue chamar métodos, no sentido forte da palavra mesmo, e disponibilizado pra ele uma interface publica, o cliente vai e chama o metodo dessa interface.
Usando sockets, tu vai ter que trabalhar com streamming, criar um protocolo de comunicacao entre esses dois kras, e tal.
Mas pra chat, tu vai precisar de sockets mesmo.