Gostaria de saber qual é exatamente a função do setname(""), pois quando eu dou um getname() em algum objeto
não é mostrado nada.
Eles adicionam parametros ao objeto bean, no seu caso o setNome “guarda um nome no bean” e o getNome “te mostra o nome la”.
exemplo
bean.setNome(“teste”);
System.out.println(bean.getNome(););
programa executado…
saida : teste
get e set são padrões JavaBean.
supondo que você tenha um formulário para cadastrar nome de pessoas, para você adicionar esse parâmetro para ser gravado em algum local, você deverá armazena-lo em algum local temporariamente para poder capturá-lo depois, para isso você utiliza o set() e para capturá-lo você utiliza o get().
Exemplos:
class Usuario{
private String nomeUsuario;
public void setNome(String nome){
this.nomeUsuario = nome;
}
public String getNome(){
return this.nomeUsuario;
}
}
aqui você criou a classe para atribuir(set) e pegar(get) os valores
agora para utilizar isso:
public class ChamaUsuario{
public static void main(String[] args){
Usuario u = new Usuario();
u.setNome("levimendes");
//aqui agora, o valor temporario é levimendes, o que será gravado na base de dados
System.out.println(u.getNome());
//aqui ele vai imprimir seu nome, que é o valor temporario da variavel nome
}
}
deu pra dar uma clareada?
A propriedade “name” que existe em muitas classes Swing (por exemplo, em JTextField) é só para o programador, se quiser, atribuir um nome ao objeto. Ele não é usado para visualização ou para qualquer outro fim.
Pode ser que você use um framework que funcione sobre o Swing que precise de tal propriedade; aí você precisaria preencher tal propriedade.
valeu entanglement, é exatamente isso que eu queria saber, pq quando eu quero recuperar ou acessar algum component pelo getName(), se eu não tiver definido o setName(), eu não consigo acessá-lo.
Fala ai levimendes, tudo blz???
Aproveitando o exemplo do nosso amigo andre.froes e complementando a explicação dos demais companheiros, os metodos Get e Set servem para manter o sentido de encapsulamento.
Podemos observar que a classe usuario possui atributos private, ou seja, somente a classe Usuario que pode manipula-la (atribuir um valor a ela por exemplo) nesse caso as demais classe conseguem manipular esse atributo atraves do metodos Get e Set.
Conforme o codigo contido na classe ChamaUsuario, vc precisa instanciar o objeto e atraves disso executar o metodo setNome para atribuir um valor ao atributo nomeUsuario, ja o metodo getNome seria para vc resgatar o valor atribuido.
Com relação a sua pergunta “Gostaria de saber qual é exatamente a função do setNome(“levimendes”), pois quando eu dou um getNome() em algum objeto não é mostrado nada.”
É possivel que vc esteja chamando o metodo getNome(), sem antes ter definido um valor atraves do setNome().
class Usuario {
private String nomeUsuario;
public void setNome(String nome) {
this.nomeUsuario = nome;
}
public String getNome() {
return this.nomeUsuario;
}
}
public class ChamaUsuario {
public static void main(String[] args) {
Usuario u = new Usuario();
u.setNome("levimendes");
//aqui agora, o valor temporario é levimendes, o que será gravado na base de dados
System.out.println(u.getNome());
//aqui ele vai imprimir seu nome, que é o valor temporario da variavel nome
}
}
Abração :!:
Max