Duvida simples boolean

boas

eu estou com uma duvida um pouco parva, é o seguinte. Eu preciso de verificar se uma dada variável boolean é utilizada

eu tenho este código

[code]

protected boolean result_1;

if(!pn50.getText().equals (pn60.getText()) && !pn50.getText().equals (pn70.getText()) && !pn50.getText().equals (pn80.getText())) {
if (play4a.equals (pn80.getText()) || play4b.equals (pn80.getText()) || play4c.equals (pn80.getText()) || play4d.equals (pn80.getText()) || play4e.equals (pn80.getText())
|| play4a.equals (pn60.getText()) || play4b.equals (pn60.getText()) || play4c.equals (pn60.getText()) || play4d.equals (pn60.getText()) || play4e.equals (pn60.getText())
|| play4a.equals (pn70.getText()) || play4b.equals (pn70.getText()) || play4c.equals (pn70.getText()) || play4d.equals (pn70.getText()) || play4e.equals (pn70.getText())) {
return result_1;
}[/code]

e noutra classe verifico

ActionListener five = new ActionListener() {
			public void actionPerformed(ActionEvent e) {
				gr.round1(pn50, pn60, pn70, pn80, pn1, pn2, pn3, pn4, 
						play4a, play3b, play4c, play4d, play4e,
						play4aa, play3bb, play4cc, play4dd, play4ee,
						play4aaa, play3bbb, play4ccc, play4ddd, play4eee,
						play4aaaa, play3bbb, play4cccc, play4dddd, play4eeee);
				
				if (gr.result_1 == false) {
					arraybtn[1].setEnabled(false); 
				}
				}

acontece que o código acima se for retornando strings emite a mensagem corresponde, a cada if, agora eu queria zerar os botoes se a variavel return result_1; for usada, ou seja se o if se verificar

nao é dado nenhum erro, simplesmente ele zera sempre o botao verifique-se a condição ou nao, deve ser algum problema de sintaxe

se alguem puder ajudar

obrgado

Pode ser erro quanto ao uso do boolean.
Posta o codigo todo

Ficou um pouco complicado de entender o que vc quer…

Vc poderia explicar melhor o que vc quer e postar o código todo?

ActionListener five = new ActionListener() {
			public void actionPerformed(ActionEvent e) {
				gr.round1(pn50, pn60, pn70, pn80, pn1, pn2, pn3, pn4, 
						play4a, play3b, play4c, play4d, play4e,
						play4aa, play3bb, play4cc, play4dd, play4ee,
						play4aaa, play3bbb, play4ccc, play4ddd, play4eee,
						play4aaaa, play3bbb, play4cccc, play4dddd, play4eeee);
				
				if (gr.result_1 == false) {
					arraybtn[1].setEnabled(false); 
				}
				
				
				if (gr.result_2 == false) {
					arraybtn[11].setEnabled(false);

				}

				
				
				if (gr.result_3 == false) {
					arraybtn[6].setEnabled(false);

				}
				
				
				if (gr.result_4 == false) {
					arraybtn[16].setEnabled(false);

				}
				
			}

		};
package game;

import javax.swing.JTextField;

class FirstGame extends GameRules {

	protected boolean result_1;
	protected boolean result_2;
	protected boolean result_4;
	protected boolean result_3;
	private boolean result5;
	private boolean result6;
	private boolean result7;
	private boolean result8;

	@Override
	public boolean round1(JTextField pn50, JTextField pn60, JTextField pn70, JTextField pn80, 
			JTextField pn1, JTextField pn2, JTextField pn3, JTextField pn4, 
			String play4a, String play4b, String play4c, String play4d, String play4e,
			String play4aa, String play4bb, String play4cc, String play4dd, String play4ee,
			String play4aaa, String play4bbb, String play4ccc, String play4ddd, String play4eee,
			String play4aaaa, String play4bbbb, String play4cccc, String play4dddd, String play4eeee) 
	{

		if(!pn50.getText().equals (pn60.getText()) && !pn50.getText().equals (pn70.getText()) && !pn50.getText().equals (pn80.getText())) {
			if (play4a.equals (pn80.getText()) || play4b.equals (pn80.getText()) || play4c.equals (pn80.getText()) || play4d.equals (pn80.getText()) || play4e.equals (pn80.getText())
					|| play4a.equals (pn60.getText()) || play4b.equals (pn60.getText()) || play4c.equals (pn60.getText()) || play4d.equals (pn60.getText()) || play4e.equals (pn60.getText())
					|| play4a.equals (pn70.getText()) || play4b.equals (pn70.getText()) || play4c.equals (pn70.getText()) || play4d.equals (pn70.getText()) || play4e.equals (pn70.getText())) {	
				return result_1;	
			}
		}

		if(!pn60.getText().equals (pn50.getText()) && !pn60.getText().equals (pn70.getText()) ) {
			if (play4aaaa.equals (pn50.getText()) || play4bbbb.equals (pn50.getText()) || play4cccc.equals (pn50.getText()) || play4dddd.equals (pn50.getText()) || play4eeee.equals (pn50.getText())
					|| play4aaaa.equals (pn70.getText()) || play4bbbb.equals (pn70.getText()) || play4cccc.equals (pn70.getText()) || play4dddd.equals (pn70.getText()) || play4eeee.equals (pn70.getText())
					|| play4aaaa.equals (pn80.getText()) || play4bbbb.equals (pn80.getText()) || play4cccc.equals (pn80.getText()) || play4dddd.equals (pn80.getText()) || play4eeee.equals (pn80.getText())) {
				return result_4;	
			}
		}

			if(!pn70.getText().equals (pn50.getText()) && !pn70.getText().equals (pn60.getText()) && !pn70.getText().equals (pn80.getText()) ) {
				if (play4aaa.equals (pn50.getText()) || play4bbb.equals (pn50.getText()) || play4ccc.equals (pn50.getText()) || play4ddd.equals (pn50.getText()) || play4eee.equals (pn50.getText())
						|| play4aaa.equals (pn60.getText()) || play4bbb.equals (pn60.getText()) || play4ccc.equals (pn60.getText()) || play4ddd.equals (pn60.getText()) || play4eee.equals (pn60.getText())
						|| play4aaa.equals (pn80.getText()) || play4bbb.equals (pn80.getText()) || play4ccc.equals (pn80.getText()) || play4ddd.equals (pn80.getText()) || play4eee.equals (pn80.getText())) {
					return result_2;	
				}
			}
			
		if(!pn80.getText().equals (pn50.getText()) && !pn80.getText().equals (pn60.getText()) && !pn80.getText().equals (pn70.getText())) {
			if (play4aa.equals (pn50.getText()) || play4bb.equals (pn50.getText()) || play4cc.equals (pn50.getText()) || play4dd.equals (pn50.getText()) || play4ee.equals (pn50.getText())
					|| play4aa.equals (pn60.getText()) || play4bb.equals (pn60.getText()) || play4cc.equals (pn60.getText()) || play4dd.equals (pn60.getText()) || play4ee.equals (pn60.getText())
					|| play4aa.equals (pn70.getText()) || play4bb.equals (pn70.getText()) || play4cc.equals (pn70.getText()) || play4dd.equals (pn70.getText()) || play4ee.equals (pn70.getText())) {
				return result_3;	
			}
		}

		else if (Integer.parseInt(pn1.getText()) > (Integer.parseInt(pn3.getText())) && Integer.parseInt(pn1.getText()) > (Integer.parseInt(pn2.getText())) && Integer.parseInt(pn1.getText()) > (Integer.parseInt(pn4.getText()))) {
			return result5;
		}

		else if (Integer.parseInt(pn3.getText()) > (Integer.parseInt(pn1.getText())) && Integer.parseInt(pn3.getText()) > (Integer.parseInt(pn2.getText())) && Integer.parseInt(pn3.getText()) > (Integer.parseInt(pn4.getText()))) {
			return result6;
		}

		else if (Integer.parseInt(pn2.getText()) > (Integer.parseInt(pn1.getText())) && Integer.parseInt(pn2.getText()) > (Integer.parseInt(pn3.getText())) && Integer.parseInt(pn2.getText()) > (Integer.parseInt(pn4.getText()))) {
			return result7;
		}

		else if (Integer.parseInt(pn4.getText()) > (Integer.parseInt(pn1.getText())) && Integer.parseInt(pn4.getText()) > (Integer.parseInt(pn3.getText())) && Integer.parseInt(pn4.getText()) > (Integer.parseInt(pn2.getText()))) {
			return result8;
		}
		return null != null;

	}

}

	


aí está ele, minha ideia é se se verioficar a condição, ele retornar uma variavel do tipo boolean, e ao clicar num botao ele apenas bloquear os botões nas quais se verificou a condição

eu ja tentei com strings, e ele mandava o return correspondente ao if certo, por isso deve se mesmo problema na sintaxe

basicamente se a variavel for usada da true, e se nao for da false, correcto?

Cara, veja teu código e me diga, onde é que você altera o valor dos booleans?

O tipo primitivo boolean, ao ser iniciado, por default, recebe o valor false, sendo assim, se você faz uma condição que verifica se algo é verdadeiro e retorna o boolean direto, sem alterá-lo, vai receber false no outro lado.

minha ideia é simplesmente se o return result_3 for usado não desabilitar um botão correspondente,

como voce acha que posso fazer isso? eu também não estou muito habituado ao boolean

Uma sugestão é, inicializá-los como true e, caso a condição seja satisfeita, alterar para false e chamar o return.