Fala, galera.
Tenho menos de 1 ano em experiência JAVA e procuro estudar bastante pra aprender o mais rápido possível.
Pensei em tirar uma certificação no final desse ano pq é importante e vai me ajudar a aprender também, visto que vou ter mais coisas pra estudar.
Estou em dúvida entre SCJA e a SCJP.
Pelo que sei, a primeira é mais conceitual. Como acho que ter uma boa base é o mais importante pra aprender qq coisa, pensei em tirar essa.
Por outro lado, quase nao vejo gente falando sobre, então resolvi perguntar a opinião de vcs:
Esta SCJA foi criada recente e quando li a respeito, diziam que é como uma porta de entrada para as certificações, ou coisa assim. Acredito que ela é muito básica, como o nome diz para você se associar a SUN.
A SCJP, de programador, você tem que mostrar conceitos de como o compilador de comporta, com certeza esta é muito mais técnica do que a primeira, abrangendo mais conceitos e habilidades mentais, concequentemente muito mais valorizada.
Vai na fé com a SCJP que te trará mais benefícios em aprendizado e reconhecimento.
SCJP com certeza, mais eu tenho uma duvida, Como você adquiriu sua experiência?
Curso, faculdade em casa mesmo com livros e quais livros?
ou esta trabalhando na linguagem mesmo?
Obrigado pelas opiniões, galera. Acho que vou fazer SCJP mesmo.
Taaqui, estou fazendo pós nisso e trabalhando também.
Eu fiz essa pergunta num outro tópico que não era meu e não objtive resposta, então eu vou aproveitar esse aqui.
Trabalho com desktop e estou lendo um livro para desktop também (JAVA 6 - Fundamentos, Swing, BlueJ e JDBC. MACENAS, Ivan).
Pretendo aprender JSP logo depois e pensei no “Use a Cabeça! - JSP e Servlets”. Seria uma boa pedida?
[quote=Kura]Obrigado pelas opiniões, galera. Acho que vou fazer SCJP mesmo.
Eu fiz essa pergunta num outro tópico que não era meu e não objtive resposta, então eu vou aproveitar esse aqui.
Trabalho com desktop e estou lendo um livro para desktop também (JAVA 6 - Fundamentos, Swing, BlueJ e JDBC. MACENAS, Ivan).
Pretendo aprender JSP logo depois e pensei no “Use a Cabeça! - JSP e Servlets”. Seria uma boa pedida?[/quote]
Se voce nao conhece muito de JSP & Servlets ele é otimo e ainda serve como estudo para a certificacao SCWCD.
Pois é… Não conheco nada ainda. Cheguei a estudar um pouco na graduação, mas já esqueci tudo. Só comecei a trabalhar com JAVA muito tempo depois dessas aulas.
Não é isso. Ela já não é tão recente (acho que saiu em 2005) e já tem alguns tópicos que precisam de atualização.
Ela não é porta de entrada para nada. A SCJP é que é a porta de entrada. Com a SCJP você pode fazer qualquer outra. O mesmo não vale para a SCJA.
Ela é bem básica sim, aborda um conteúdo bem abrangente, mas sem nenhuma profundidade.
[quote=Kura]Obrigado pelas opiniões, galera. Acho que vou fazer SCJP mesmo.
Pretendo aprender JSP logo depois e pensei no “Use a Cabeça! - JSP e Servlets”. Seria uma boa pedida?[/quote]
O melhor disso que depois de ler o “Use a Cabeça! - JSP e Servlets” você fica é um passo para a certificação SCWCD, porque o “Use a cabeça” abrange tudo com muita profundidade para a certificação.
antes de começar a estudar jsp & servlets, aproveite que está no embalo e tire a certificação SCJP, pois ela não abrange nada de J2EE e isto pode atrapalhar os estudos para certificação.
antes de começar a estudar jsp & servlets, aproveite que está no embalo e tire a certificação SCJP, pois ela não abrange nada de J2EE e isto pode atrapalhar os estudos para certificação.[/quote]
Obrigado pela dica, cara, mas o que está pesando é que eu estou com vontade de fazer uns trabalhos por fora e acredito que seja bem mais fácil achar trabalhos freela com WEB, né? :s
[quote]
Obrigado pela dica, cara, mas o que está pesando é que eu estou com vontade de fazer uns trabalhos por fora e acredito que seja bem mais fácil achar trabalhos freela com WEB, né? :s [/quote]
Cara,
J2EE é o que mais tem mercado, se é sua vontade trabalhar com web, legal a iniciativa, mas se for por grana precisa analisar, para você ter idéia, na última palestra do Vinicius Senger que assisti no evento Profissional Java, ele citou várias vezes a frase “Existe vida além do J2EE”.
Há uma facilidade em arrumar trabalhos com J2EE, mas o mercado necessita de profissionais java também para trabalhar com J2ME.
O ideal seria que conseguissemos dominar todas as “plataformas”, mas ai vai muito estudo, dedicação e uma vida sem amigos, namoradas, futebol… :lol: :lol:
Entendi.
Bom… eu tenho muito mais vontade de trabalhar com J2EE.
Particularmente gosto de desktop, mas apesar de achar o mercado menor pra esse tipo de coisa (é um chute), acho mais monótono.
Acho J2EE e/ou ME seria bem mais interessante.
Enfim… Alem de tudo isso tem o que eu disse primeiro, né? Quero mesmo é ter possiblidade de fazer uns sistemas web pq acho mais facil de achar por ai (Freela. Não emprego.).
Há um problema aqui cara, com J2EE, os projetos geralmente são grandes e demorados, a opção de freelancer fica menor, geralmente vc terá que se envolver num projeto por um tempo razoavel.
Se você quiser viver de freela teria de saber PHP e VB 6.0 ou Delphi.
JavaEE é legal porque normalmente é usado mais em projetos grandes, onde trabalha bastante gente.
Na verdade eu não quero viver de freelancer.
A ideia era ter um emprego fixo e conseguir um dinheiro aqui e ali como freelancer, mas já entendi que é dificil fazer isso com JSP devido ao tamanho dos projetos que usam a linguagem.
Enfim… Levando isso em consideração, acho que vou mesmo seguir o conselho do colega ali e estudar mais pra certificação pra, depois, comecar a ler sobre JSP.
Hoje se fosse contratar um analista, praferia que ele tivesse SCJA.
SCJA abrange UML e conceitos macro de O.O., e é muito importante que um analista conheça uml.
SCJP é mais técnica, não entra praticamente nada de uml, O.O entra a parte de sintaxe da linguagem, etc… se você é programador ou projetista aconselho fazer esta.
Agora se você tiver oportunidade, faça as duas, pois são uma ótima prova de que você conhece java e uml.