Dúvida Sobre Classe em JAVA

5 respostas Resolvido
L

Bom dia Pessoal,

Estou aprendendo JAVA e estou na parte de orientação a OBJETOS, na aula o professor citou em uma das aulas o seguinte código.

Public class Conta{

public int numero;

public String nome;

public double saldo;

}

O código tem mais linhas porém estou com dúvida nesta parte, ele criou a CLASS e criou estas linhas como PUBLIC, não estou entendendo o porque ele fez isso.

Alguém pode me ajudar?

5 Respostas

L

Isto se chama “encapsulamento”, e define os niveis de acesso que a aplicação terá nos objetos.

public: Todos podem acessar os objetos da aplicação.
protected: Os objetos podem ser acessados na classe pai e nas classes filhas (herança).
private: Os objetos so podem ser acessados pela propria classe.

Mike

O public quer dizer que o seus atributos são publicos, ou seja, pode ser acessado de qualquer outra classe.
No exemplo abaixo estou modificando os valores por outra classe

public class Principal{
    public static void main(String[] args) {
        Conta conta = new Conta();
        conta.numero = 453;
        conta.saldo = 2;
    }
}

Se os atributos fossem private (privado) isso não seria acontecer, pois private os atributos só poderiam ser acessados na própria classe.

Protected: Só complementando o que o lucasgarcez disse, tem que estar no mesmo package(pacote)

L

Legal, então em todas as CLASS que eu criar terei que fazer dessa forma?

L
Solucao aceita

Se voce for um programador “preguiçoso”, poderá deixar tudo como public que a aplicação vai funcionar.
Recomendo usar os outros atributos apenas se tiver o conhecimento necessário para saber onde aplicar, quando e porque (algo que voce vai aprender com experiencia, tempo e estudo).

L

Legal, Lucas e Mike. Muito obrigado pelas orientações, agora consegui entender melhor como funciona.

Criado 21 de maio de 2018
Ultima resposta 21 de mai. de 2018
Respostas 5
Participantes 3