quando seta uma api no classpath, vc tem que especificar o .jar também porque ele nada mais nada menos é um diretório…
por exemplo: seu o seu .jar está na unidade c: e ele chama mysql.jar , no classpath vc deve colocar
CLASSPATH = %CLASSPATH%;c:/mysql.jar;.;
mateusprado
Ola ceb10n, primeiro se vc estiver usando um IDE para o desenvolvimento, fica mais facil colocar o .jar do driver de conexao no classpath da aplicacao. Isso vale pra todos os .jar.
[]s
Rafael_Marques1
eu estou usando uma IDE sim…
eu uso o netbeans 6.1 …
uma pergunta, esse caminho que eu coloquei, é uma pasta normal…
porém tem um arquivo dentro dela com o mesmo nome, e ele sim é .jar…
eu tenho que colocar o caminho da pasta e do .jar?
bom, vou tentar aqui, vlww
Rafael_Marques1
é, nao funcionou nao...
o codigo é esse aqui:
packageexemplojdbc1;importjava.sql.ResultSetMetaData;importjava.sql.SQLException;importjavax.sql.rowset.JdbcRowSet;importcom.sun.rowset.JdbcRowSetImpl;/** * * @author Rafael Marques */publicclassConsultaBD{staticfinalStringJDBC_DRIVER="com.mysql.jdbc.Driver";staticfinalStringDATABASE_URL="jdbc:mysql://localhost/bd";staticfinalStringUSERNAME="chmsa";staticfinalStringPASSWORD="chmsa";publicConsultaBD(){try{Class.forName(JDBC_DRIVER);JdbcRowSetjdbc=newJdbcRowSetImpl();jdbc.setUrl(DATABASE_URL);jdbc.setUsername(USERNAME);jdbc.setPassword(PASSWORD);jdbc.setCommand("SELECT * FROM clinicas");jdbc.execute();ResultSetMetaDatametaData=jdbc.getMetaData();intnumero=metaData.getColumnCount();System.out.println("Clinicas");for(inti=1;i<=numero;i++)System.out.printf("%-8s\t",metaData.getColumnName(i));System.out.println();while(jdbc.next()){for(inti=1;i<=numero;i++)System.out.printf("%-8s\t",jdbc.getObject(i));System.out.println();}}catch(SQLExceptionsqlException){sqlException.printStackTrace();System.exit(1);}catch(ClassNotFoundExceptionclassNotFound){classNotFound.printStackTrace();System.exit(1);}}}
sim você tem que colocar o nome da pasta e do jar com a extensao .jar
Mas assim… vc tá setando a variável no DOS? … porque se você estiver setando nele, não vai adiantar pois as variáveis setadas nele é pra apenas naquela tela… o qeu vc tem que fazer é setar no meu computador.
mas uma coisa masi fácil é setar o driver direto na IDE … vai na library e coloca (adcionar jar) procura pelo jar e epronto!