Duvida sobre Collection e Collections?

Olá pessoal,

estou estudando Collection e pintou algumas duvidas e gostaria de ver alguma documentação ou explicação sobre o assunto…

Pois vi Collections e Collection uma hora usa List outra usa

Collection lista = new ArraList();

List listao = new ArrayList()

TreeSet …

O que usar o que é melhor usar …umas duvidas ???

Qual interface que não deixa entrar duplicada ???

Qual a diferença entre Collections e Collection ?

Quais são as interfaces da Collection ou Collections …

Fiquei com mais duvidas ainda …

Se alguém puder me ajudar …agradecria

abs

Olá pessoal,

uma ajuda pois não compreendi Collection …pois uso no dia a dia e nunca fui através pra ver como funciona…agora que estou estudando pra prova tenho que entender…

Vamos ver se podem me ajudar na minha duvida coo sei quando usar :

Collection lista = new ArrayList(); // porque usar Arrayist com Collection
// porque usar ArrayList com List

List listao = new ArrayList();

Queria entender como é feita essa associação de classe com interface …???

Uso no dia a dia pois tem no template do projeto e agora queria saber melhor…
como usar TreeSet com o que Collection,List ??? essa é minha duvida ???

Se alguém puder me ajudar …dar uma luz

abs

Key Interfaces and Classes of the Collections Framework

Collection 
 Set 
 SortedSet 

List 
 Map 
 SortedMap 

Queue

he core concrete implementation classes you need to know for the exam 

Maps 
 Sets 
 Lists 
 Queues 
 Utilities 

HashMap 
 HashSet 
 ArrayList 
 PriorityQueue 
 Collections 

Hashtable 
 LinkedHashSet 
 Vector 
   Arrays 

TreeMap 
 TreeSet 
 LinkedList 

LinkedHashMap 

[quote=paribe]O que usar o que é melhor usar …umas duvidas ???

Quais são as interfaces da Collection ou Collections …[/quote]

Bem, o melhor a usar depende sempre do caso. Leia todo o Trail sobre Collections da Sun: http://java.sun.com/docs/books/tutorial/collections/index.html