Dúvida sobre como criar um facilitador de pagamento (PagSeguro, Moip, Pagar.me)

Boa tarde, eu tenho interesse em programar um sistema para receber pagamentos via cartão de crédito e boleto bancário, sem utilizar intermediadores já existentes. No entanto tenho as seguintes dúvidas:

  1. Quais linguagens de programação são consideradas mais efetivas para fazer o sistema de checkout?

  2. Precisarei utilizar o serviço de adquirente, como e qual é mais indicado contratar?

Obrigado.

Não entendi.
Você coloca “dúvida sobre facilitadores de pagamento” e depois

Quer ou não utilizar?

Pesquise pelo PagSeguro, eles têm API java, PHP e javascript.
Os demais, não sei.

O que eu quero é desenvolver o meu facilitador sem utilizar um facilitador existente. Eu gostaria de criar a minha própria API. Portanto gostaria de saber se devo desenvolver a minha API com as linguagens citadas acima ou se devo utilizar alguma outra que atue melhor.

Obrigado desde já.

Agora ficou claro
Pois bem, você tem experiência em qual linguagem?
É possível desenvolver este tipo de solução até em C…
Porém, depende de qual tua familiaridade com a linguagem X ou Y e de conceitos como segurança de informação, principalmente.

Tenho conhecimento em Java, porém gostaria de saber como fazer a integração com os bancos e as bandeiras dos cartões. Devo ir atrás de apenas um adquirente ou de mais?

Pelo o que eu pesquisei os adquirentes fornecem informações para garantir que o meu sistema converse com o sistema deles.

Obrigado.

Cara, não é o banco que gerencia isso, até onde sei, são as bandeiras (Ciello, Master, etc).
Então você precisa conversar com cada uma.
Cada bandeira vai ter seus padrões (códigos de erro, de sucesso, etc).

Tirando afinidades pessoais com linguagem, qual você acha que seria mais indicado nesse caso? Eu pensei em Java, pelas bibliotecas e tudo mais, mas pensei na parte web e dei uma desanimada.

Eu só trabalhei com java e php profissionalmente, então, não posso te dar uma visão geral.
Porém, ambas te atendem 100% do que precisa.

E por que desanimou? Algum problema com java?

Nah, é que Java é a linguagem que mais uso, a “desanimada” veio por pensar que iria usar a mesma tecnologia. Queria algo novo para experimentar, sabe? Nada na linguagem. x)

Eu entendo isso, mas, você entende que este é um caminho meio perigoso?
Me refiro a quão usual essa ferramenta seria, se feita em uma linguagem com apelo pequeno no mercado.
A não ser que a ideia seja diferente de construir uma biblioteca para o desenvolvedor, mas, um serviço que receba as informações da compra, como valor a pagar, por exemplo.

Se o objetivo é experimentar linguagem nova, não precisa ir muito longe de um CRUD. Se o foco é Negócio ou aprender sobre integração com financeiras, use o que for mais consolidado atualmente, Java, C#, etc.