Duvida sobre escopo de Try Catch

Pessoal,

Embora ja programe algum tempo em outras linguagens estou iniciando no Java. Estou estudando por conta… via Deitel e livros e estou com uma pequena duvida no código abaixo por ex:

[code]

import java.util.;
import java.io.
;

public class Teste {

public static void main(String args[]) {
	
	FileReader arquivo;

	try {    
		arquivo = new FileReader("teste.txt");
	}
	
	catch(FileNotFoundException e) {
		System.out.println("Ärquivo não encontrado");
	}
	
	arquivo.close();
	
}

}[/code]

O código apenas abre e fecha um arquivo. Mas sou obrigado a dar um cacth na exceção. O detalhe é que esta código da um erro na linha "arquivo.close()"dizendo que a variável não foi inicializada.

  1. A pergunta: A referencia criada dentro do try não segue no código?

Se eu tivesse criado o FileReader arquivo dentro do try até faria sentido pois ela se perderia num escopo local. Mas eu a criei antes e mesmo assim não consegui usá-la.

  1. Se eu criar a variável fora do escopo do método main não poderei usá-la pois, sendo o main static, ele não pode acessar variáveis não estatic certo?

Tks pela ajuda,

para estes casos existe a clausula finally.

Sorry, nao entendi. O bloco finally executa independentemente de alguma exceção ter sido atirada ou não. Mas onde ela ajudaria nesse caso?

Pelo que andei testando, esse erro acontece somente quando o try esta dentro de um método static. Ou seja, num método static as referencias criadas dentro de um bloco try não são carregadas mesmo se as variáveis tiverem sido criadas fora do try (mas ainda dentro do método static).

Só Não entendo por que disso.

[]’ s

É o seguinte, nesse caso você poderia fechar o arquivo dentro do bloco Try. Porque caso seja lançada a exceção o arquivo não será inicializado, por isso você não pode fazer referência a ele na sequencia do código, pois não há garantia que o arquivo existe. Nesse teu exemplo o finaly realmente não se aplica.
Blz?