Duvida sobre excluir objeto

Estou aprendendo Collections e surgiu algumas dúvidas,

1 - Eu vi exemplo percorrendo a lista de objeto com Iterator, e usando o for tradicional, qual a diferença?
2 - Se eu tenho um método chamado remover removerPorDescricao(String nome), para conseguir remover elemento pela descrição do meu objeto, eu preciso criar o equals e hashCode?

Depende. Se vc só quer percorrer a lista, o for é mais direto:

for (TipoDoObjeto obj : lista) {
    // faz algo com obj
}

Um Iterator permite que se façam outras operações durante o loop. Por exemplo, remover elementos enquanto itera sobre a lista:

Iterator<TipoDoObjeto> it = lista.iterator();
while (it.hasNext()) {
    TipoDoObjeto obj = it.next();
    if (deveRemover(obj)) {
        it.remove();
    }
}

Se usarmos o for, não funciona:

for (TipoDoObjeto obj: lista) {
    if (deveRemover(obj)) {
        lista.remove(obj);
    }
}

O código acima dá erro: java.util.ConcurrentModificationException. Uma lista só pode ser modificada durante o loop se usarmos Iterator.


Quanto a necessidade de criar equals e hashCode, depende do que vc está fazendo. O primeiro serve para comparar duas instâncias e dizer se elas são iguais, o segundo é usado para quando o objeto é inserido em estruturas cujas implementações usam tabelas de hash (como HashMap, HashSet, etc - ver mais aqui).

O que acontece é que, para que tudo funcione corretamente, a recomendação é que estes dois métodos sejam implementados segundo certas regras. Mas se vc precisa ou não implementá-los, depende de como está usando a classe.

3 curtidas

Só um adendo: O Iterator não é a única opção, é possível remover elementos da lista usando um for “tradicional”, se começarmos do último índice até o primeiro, evitando o Exception, pois não se tenta acessar o elemento que já foi removido. Algo como:

List<String> lista = new ArrayList<String>();

lista.add("Um");
lista.add("Dois");
lista.add("Tres");
lista.add("Quatorze");

String itemARemover = "Tres";