Olá pessoal, tudo bem? sou novo na área e ainda estou cursando o ensino superior, estou desenvolvendo um trabalho e tenho 2 meses para concluir e não estou conseguindo fazer um filtro para a minha tabela, eu queria fazer para em quanto a pessoa digita o Nome ir filtrando por nomes iguais, mas não estou conseguindo nem começar.
Procurei em diversos lugares, mas todos eles tem códigos tão complexos que nem sei onde incorporar ou como fazer, um monte de códigos desnecessários… eu incorporei os dados do Banco pelo elements que o NetBeans permite usar para facilitar a incorporação, alguém poderia me ajudar por favor?
@Bruno_R_Morillo Boa tarde amigo
Isto que você quer fazer é perfeitamente possível
{
public void sorterTable(){
//implemente seu tablemodel (este eu coloquei só como exemplo)
model = new TableModel();
//use seu objeto dao para pegar a lista que será filtrada
emh = new EntityManagerHelper();
//adicione a lista ao model
model.addLista(emh.getObjectListNamedQuery(Cliente.class, "Cliente.findAll", null, null, EntityManagerHelper.ORACLE11G_PU));
//este é o objeto que faz o filtro na tabela, você o cria adicionando o model a ele
TableRowSorter sorter = new TableRowSorter(model);
//set o model na tabela
tbClientes.setModel(model);
//set o sorter na tabela
tbClientes.setRowSorter(sorter);
//adicione o listener de digitação no campo onde o usuário vai digitar o texto de pesquisa
txtPesquisa.addCaretListener(new CaretListener() {
@Override
public void caretUpdate(CaretEvent e) {
//utilize o sorter criado para fazer um filtro especial utilizando regex (expressão regular)
//neste caso eu utilizei um regex insentive case para procurar o que foi digitado em qualquer parte do texto alvo --- "^(?i:.*texto.*)$)"
sorter.setRowFilter(RowFilter.regexFilter("^(?i:.*" + txtPesquisa.getText() + ".*)$", 1));
}
});
}
}
Neste exemplo as colunas da tabela vão sumindo conforme a pessoa digita então você precisa converter as linhas do sorter para o model para saber qual registro foi selecionado.
Cliente cli = (Cliente) tabela.getModel().getObject(tabela.getRowSorter().convertRowIndexToModel(tabela.getSelectedRow()));
Mais simples do que isto você não vai encontrar, então espero que tenha entendido e que este exemplo te ajude 

Você tem uma tabela implementando um table model próprio ou o defaulttablemodel?
Default Table Model, eu nunca vi esse método de gerar manualmente a tabela, tem algum lugar onde eu possa aparender acerca disto?