Dúvida sobre finalizar projeto NetBeans

4 respostas
HI7M4N

Olá pessoal, estou estudando sockets em java, e fazendo um cliente/servidor de batepapo só que surgiu uma dúvida.

O cliente esta em uma classe chamada Clientchat e o servidor na classe chamda Serverchat, mas da forma q eu fiz o código eu perciso de cada um em
uma máquina diferente, só que não sei quais arquivos da pasta do projeto( Eu utilizo NetBeans ) eu devo passar para outra máquina, será que eu devo criar um
jar? ou dois jar um para cada classe(Cliente e Servidor)? Se devo fazer, como faço? E se não, o que fazer?

4 Respostas

M

Me parece recomendável criar um JAR para o cliente e outro para o servidor.

O Netbeans cria um JAR (que fica na pasta dist) quando você escolhe a opção de construir o projeto (no menu Executar) e coloca nele todas as classes, definindo a classe de entrada (Main-Class) como sendo a classe principal do seu projeto.

Talvez você tenha que gerar um JAR enquanto o servidor é a classe principal, salvar esse JAR em algum lugar e gerar outro com o cliente sendo a classe principal (para alterar a classe principal do projeto, botão direito em cima dele, Propriedades, Executar e escolha a Classe principal).

HI7M4N

Valeu pela ajuda marco, eu fiz o vc disse, separei cada classe em um arquivo .jar e deu tudo certo…

só que agora tenho outra dúvida, quando eu executo o .jar do cliente ele tem swing, então abre a janelinha normal, mas o server é só texto. Quando programava em c
programas assim abriam o prompt de comando, mas em java não aparece nada, só sei que esta rodando pq o cliente funciona.

M

Entendi. Na verdade isso não é um problema, e sim o comportamento do executável Java. Se o seu JAR é chamado via interface gráfica (com dois clique sobre ele), nenhuma saída via console é exibida.

Para que seja, você deveria iniciar o JAR via console. Usar um ‘cd’ até o diretório do JAR e executar:

java -jar nomeDoSeuJar.jar

Aí sim você teria resposta via texto.

HI7M4N

Eu coloquei essa linha de comando em um arquivo bat, agora ficou legal…

Criado 15 de dezembro de 2009
Ultima resposta 16 de dez. de 2009
Respostas 4
Participantes 2