Dúvida sobre Graduação

Olá,
Eu me formei em 2017 neste curso (https://unip.br/presencial/ensino/graduacao/tecnologicos/analise_desenv_sistemas.aspx)porém entrei no mercado em 2018 (muito desanimada) e atualmente sido que não tenho conhecimentos básicos e a minha graduação foi genérica (Apenas Analise de Requisitos ). Estou pensando em fazer outra graduação em TI, além dos cursos que venho fazendo no alura, training education e udemy.

Duvida é :

• Vocês acham que realizar CC ou SI, seria um bom caminho agora?
  • Nome da faculdade importa?

Link da Faculdade:
www.sumare.edu.br/ ou www.impacta.edu.br/

Por favor me ajuda.

Eu amo muito á área, estou perdida.

Oi TLS, isso que vou dizer é no meu ponto de vista. Você já fez uma faculdade, digamos que o “pior” já passou, se você quer realmente ter um vasto conhecimento, dá um tempinho de faculdade e corre atrás de cursos, seja online, seja presencial, até porquê na faculdade eles nos passam apenas o básico (claro que dá pra pegar algumas coisas, mas nada avançado).

Se você não conseguiu pegar uma boa base na faculdade, o ideal é fazer alguns cursos por enquanto. Até pelo Youtube dá pra aprimorar suas habilidades. Recomendo a Alura, Udemy, Youtube (como já citado, entre outros)…

Respondendo as suas dúvidas:

1 - Eu não sei quais são os seus objetivos, mas se você quer seguir programando, dá uma segurada e faz os cursos. Ciência da Computação e Sistemas da Informação mudam um pouco o objetivo final. (Mas pode usar como complemento também).

2 - Creio que já importou, hoje não importa mais, principalmente nessa área. Se você não tiver facul, mas souber de fato fazer, você consegue um emprego. Até por indicações você consegue. Então creio que isso não é algo que importe não.

Então se especializa na sua linguagem (em outras também), seja versátil, seja inteligente, seja criativa, seja a melhor! E estuda pra ser a melhor, não só a suficiente, porquê quando alguém for perguntar de você, as pessoas vão dizem que você é ótima no que faz e faz coisas com uma facilidade incrível, isso pode até abrir ótimas portas pra você lá na frente. Então, bons estudos.

6 curtidas

Parece que o mercado de TI, hoje não preocupa muito com a formação. Preocupa mais com o que você sabe fazer e se encaixa com o que eles procuram. Então quanto mais tempo de mercado, provavelmente você conseguirá uma vaga pra um emprego do que alguém formado.

Mas estudar sempre é bom e não sabemos se isto mudará no futuro, pois hoje é assim, amanhã não sabemos.

Mas sobre SI ou CC, depende da área que você quer. Eu preferi o SI, por entender que é melhor para área de analise de softwares comerciais.

Especializa em uma linguagem e estuda bastante. Faz cursos, tira certificados e por ai. Como o @rodriguesabner disse, seja criativa.

2 curtidas

TLS,

Toda caminhada se faz com o primeiro passo, entenda que a faculdade que você fez foi o primeiro passo. Você não falou em que gostaria de trabalhar tipo: programação, infraestrutura ou suporte, mas digamos que seja programação, então:

1 - Continue fazendo cursos específicos, tipo: Alura, Udemy etc…
2 - Procure criar algo que seja útil, exemplo:“um programa pra o setor de assistência social da igreja” , mesmo que seja pra não ganhar nada, foque na experiência prática.
3 - Busque um estagio na área.

Desculpa a sinceridade: Mas fazer uma segunda graduação vai ser uma perca de tempo enorme, infelizmente a faculdade sempre esta defasada do que o mercado precisa. Apenas minha opinião, respeito discordâncias. Logicamente uma PÓS, mestrado e doutorado esta em um patamar diferente e deve ser avaliado de acordo com os seus objetivos.

1 curtida

Formação preenche a bolinha pros recrutadores. Eu partiria pra aprender por conta o que tu achar que falta.

Aqui “analista” no geral faz um pouco de análise de requisitos e um pouco de análise de negócios, muitas vezes mal sabe programar pois não tem experiência nisso. Então se você sabe levantar requisitos deve estar junto com a maioria dos analistas que tem por ai. Não tem porque estar desanimada nesse sentido.

Porém do ponto de vista profissional eu acho isso pouquíssimo, i.e. o cara não consegue tocar um projeto só com isso, mesmo terceirizando o desenvolvimento. O que vende e paga salario é gerar produto. Mas numa empresa em conjunto com alguém que faça arquitetura de software suas habilidades são suficientes.

Especialmente procuraria estudar o resto da parte de engenharia e análise de sistemas, que inclui não só requisitos mas também arquitetura de software, metodologias de desenvolvimento, codificação, testes, etc.

se for emprego, sistemas de informação.

CC - PESQUISA
SI - FOCO EMPRESARIAL

1 curtida