Dúvida sobre herançca

Estou fazendo o trabalho final de programação e me surgiu uma dúvida, nessa parte do enunciado:

[quote]Um computador suporta dois tipos de portas de comunicação: paralela e USB. Nessas portas podem se
conectar dispositivos de armazenamento, ou seja, unidades que contém arquivos.[/quote]

Cada uma dessas portas suporta tipos diferentes de dispositivos, mas tem métodos comuns como adicionaDisp(); e removeDisp();. Então criei uma classe Porta que é superclasse das classes de porta paralela e usb. Só que na hora de usá-la me surgiu uma dúvida: Eu uso uma coleção da classe Porta ou duas coleções(uma para cada tipo de porta)? Acho que a primeira seria o ideal, mas não sei como fazer daí =S

Não seria uma coleção de dispositivos? Dentro de cada dispositivo é que teria um atributo porta falando qual ele suporta.

Obrigado pela atenção Bruno Laturner.

Eu sou novato ainda, mas isso me parece errado… Afinal um computador tem portas e não dispositivos, certo?
Outra coisa que não me deixa fazer isso é que eu tenho que dizer quantas portas paralelas e quantas portas usb o computador terá assim que é iniciado.

ai depende de como esta instanciando os osbjeto…

assim?

Porta usb = new Usb(); Porta serial = new Serial();
ou

Usb usb = new Usb();

se for no primeiro caso vc pode fazer uma colecao só… se nao tem que ser duas coleçoes…

[quote=abelgomes]ai depende de como esta instanciando os osbjeto…

assim?

Porta usb = new Usb(); Porta serial = new Serial();
ou

Usb usb = new Usb();

se for no primeiro caso vc pode fazer uma colecao só… se nao tem que ser duas coleçoes…
[/quote]

Eu não comecei ainda, estou só pensando em como fazer. Mas o problema que encontro no primeiro modelo é assim:

Digamos que eu tenha o seguinte código:

portas.addAll(portasUSB); portas.addAll(portasParalelas);