Bom… seria sim na munheca!!!
Dependendo da transação eu faria só instaciaria os objetos que são de meu interesse!!!
Mas acredito que se você organizar bém os seus dados, você não precisará ficar fazendo tanta coisa assim na munheca!
Imagine o seguinte. Se você precisa recuperar um DVD com todas suas músicas e o artista, quando então você criar o command, action, Façade, ou seja lá o que for, cada dao conhece o sua classe de negócio.
Então vc chamada o dao DVD que popula os dados do dvd, chamada o dao de Musicas para recuperar todas as musicas referentes à aquele DVD e depois vc chamada o o dao do artista e recupera o artista daquele dvd!
Depois você mexe bém, coloca maizena, unta e coloca no forno!!! rsrsrs…
brincadeirinha!!
É só colocar os dados na casse negócio… até aqui não é tão complicado!
Já quando é o inverso, ou seja, vc recebeu os dados da tela e deve criar as classes de negócio, ai vai de cada um!
Vc pode instanciar cada objeto sem relacionar eles entre si, mas acho isso chato!!! Nada impede de um dao conhecer outro dao também. Assim você passa o dvd para o dao dvd e ele se encarrega que setar criar as musicas e o autor!!!
Se por acaso é muito trabalhoso ficar pegando dado por dado e ficar setando todos os objetos de negócio, e se isso for gerar muita duplicação de código, é só quebrar essas atividades em alguns métodos, assim não vai ser preciso muita munheca também!!!
Eu pelo menos procuro sempre trabalhar o máximo possível na minha estrutura de negócios… e uso o DAO só em última instância… ou seja, persistir… só!!!
Só mais uma coisa! o fato de usar classeNegocio e classeNegocioDAO é simplesmente é porque adotei que assim que faço a modelagem, eu costumo fazer tudo na classe de negócio mesmo. Então o dvd teria os métodos create, delete e etc… Mas na hora de implmentar, ao invés de eu deixá-los na classe de negócio é só eu passar para o seu DAO correpondente, que seria o DvdDAO…
Agora se ninguém curtiu DAO, o jeito é usar IoC, igual o fabgp me recomendou uma vez em um outro fórum. Naquela época nem sabia o que era isso, agora que já dei uma olhada, achei muito bom e dá para fazer com que a classe de negócio seja responsável por persistir seus próprios dados… mas… não perguntem para mim como!!!
Espero ter ajudado!
Abraços!