Dúvida sobre Multi-tenancy

Fala pessoal, queria tirar uma dúvida com vocês, já dei uma olhada na internet porém não consegui achar algo que me ajudasse. Tenho um projeto que usa Multi-tenancy (usando a estratégia por Schema), no meu schema público, tenho basicamente as tabelas de autenticação, permissões, grupos, etc, já nos schemas dos tenant’s, tenho as tabelas das informações de cada tenant (clientes, fornecedores, etc…), acontece que, todo cliente tem um usuário, e isso tá me trazendo um enorme problema, pois, quando vou adicionar um cliente, o multi-tenancy altera do schema público para o do tenant, mas o schema do tenant não tem acesso ao schema público (pois já está setado no schema do tenant), minha dúvida é, teria alguma forma que eu poderia usar os dois schemas ao mesmo tempo?

Olá Cayo, quando vc diz que cria um cliente isso significa que você cria outro tenat com todas as tabelas especificas para esse tenant usar, ou isso é somente um cadastro, tipo um cadastro de funcionário dentro de um tenant ja existente e em uso?

eu não entendi exatamente a questão, parece que você precisa de acesso ao tenant publico(o tenant comum a todos os outros tenants), você poderia criar uma classe auxiliar dentro da sua aplicação para acessar esse outro tenat, como o nome desse tenant não vai mudar, você poderia disparar querys nele quando necessário.

Já fiz um projeto parecido que precisava criar tenats em tempo real, faz um tempinho, lembro que tinha uma classe auxiliar para acessar tenants de fora.

Consegui entender o que você propôs, tentarei aplicar isso na prática, muito obrigado pela luz que me deu! :slight_smile:

crie uma conexão jdbc simples e dispare querys nesse tenant fixo e vê se da para suprir a sua necessidade,

Olá pessoal. Estou migrando uma aplicação que atualmente usa firebird. Tenho uma base de dados para cada cliente. Estou migrando para postgresql e gostaria de saber se alguem aqui trabalha com abordagem multi-tenancy com postgres e como trabalham atualmente, com shemas ou uma base para cada cliente. Estou querendo usar uma base para cada cliente pensando em performance no isolamento dos bancos. Não me preocupo com manutenção nem com tela de login informando “tenancy_id”, que atualmente todo cliente meu já informa o codigo de cliente para acessar o meu sistema. Minha duvida maior é quanto a performance das abordagens (schema ou bancos separados) e utilizando javaee se a implementação sera trabalhosa …