Dúvida sobre MVC

É errado uma classe da camada Model ter uma coleção objetos de uma classe da camada Control?

Não é recomendável. Explique melhor sua situação para que possamos sugerir uma alternativa.
Abraços

Com certeza, é errado. Model não pode conhecer o Controller, nem a View. E outra, Model, View e Controller não são camadas. Não tem essa de “camada” Model, não!

Seria até interessante mostrar o seu exemplo, pro pessoal discutir melhor.

Eu estou montando uma simulação de jogo de futebol. Ai presumi que o campo vai na Model, assim como a bola. Como o jogador exerce controle sobre a bola, penso que ele iria para a parte de Controle. Mas como dizer ao campo o número de jogadores? O campo está ali só pra guardar essas informações, e outras como número de gols, etc.

Provavelmente está errado, mas é que sou iniciante em Orientação a Objetos.

Creio que não. O jogador, assim como o campo, é uma entidade do jogo e deve ficar no modelo. O controle é composto por classes que efetuam a conversação entre a visão e o modelo. Você levou ao pé da letra demais ao interpretar o controle que o jogador exerce sobre a bola como sendo o controle do MVC.

Certo, essa parte eu entendi. Mas com isso surgiu outra dúvida. Vamos dizer que eu quero fazer o jogador chutar e exibir isso na tela. Quem chuta a bola é o jogador, que é um objeto da classe Model. Não ocorreria uma relação da classe View com a classe Model nesse caso(até onde sei é errado)?

Quando alguma entidade do modelo sofre uma ação, suas propriedades mudam e essa mudança é refletida na visão. Dessa forma, você deve enumerar primeiro as conseqüências da ação. No seu caso, como você está modelando a classe Bola? O que acontece com os valores dos seus atributos quando um jogador a chuta?