Olá pessoal estou desenvolvendo um projeto em Desktop que utiliza BD, resolvi utilizar o padrão MVC…
Basicamente ele carrega dados geográficos do bd e desenha em um JPanel
inicialmente separei minha aplicação desta forma:
Pacote Model (neste eu criei as classes que representam o Mapa e a tabela no BD)
Pacote Persistence(aqui eu criei as rotinas para acessar o BD)
Pacote View(aqui eu criei os formulários)
Pacote Controller(aqui talvez a parte mais complicada nela eu defini que ficará a lógica da minha aplicação como carregar o mapa, alterar dados do mapa e inserir novas informações)
a minha dúvida é se eu estou no caminho certo e se existe algum outro padrão de projeto que poderia me auxiliar…e se alguém que ja desenvolveu aplicações em desktop com bd poderia me dar dicas de como prosseguir…
está no caminho certo sim, acredito que quase todo mundo utiliza esse padrão…
uma dica, no pacote persistence é interessante vc colocar sua classe de conexão com a base de dados
e as classes que implementarão as rotinas no banco de dados (CRUD) que chamamos de DAO (Data Access Object)
[quote=remixlara]está no caminho certo sim, acredito que quase todo mundo utiliza esse padrão…
uma dica, no pacote persistence é interessante vc colocar sua classe de conexão com a base de dados
e as classes que implementarão as rotinas no banco de dados (CRUD) que chamamos de DAO (Data Access Object)[/quote]
bacana remixlara obrigado pelas dicas iniciais, vc ou mais alguem conhece livros focados no desenvolvimento java para desktop???..
Java pra desktop eu não sei de nenhum material que aborde o mvc dessa forma, eu aprendi em um projeto que participei.
mas pra começar, eu recomendo muito que vc acesse o devmedia, aprendi bastante coisa lá, não sei como anda o material pra desktop
mas eles são minha referência pra desenvolvimento web e ME
[quote=vmsb11][quote=remixlara]está no caminho certo sim, acredito que quase todo mundo utiliza esse padrão…
e as classes que implementarão as rotinas no banco de dados (CRUD) que chamamos de DAO (Data Access Object)[/quote]
bacana remixlara obrigado pelas dicas iniciais, vc ou mais alguem conhece livros focados no desenvolvimento java para desktop???..
obrigado :D[/quote]
blz vmsb11?!?!
Recentemente eu desenvolvi uma aplicaçãozinha em desktop seguindo três artigos da revista java magazine(edições 65, 66 e 68 ) onde a proposta era desenvolver uma aplicação em SWT usando hibernate e padrões de projeto DAO(Data Access Object), MVC (Model View Controler) , Observer e Singleton .
Da uma lida sobre o padrão Observer que eu acredito que vai ajuda-lo.
Olá, Desculpe-me intrometer mas preciso avisa-lo de um equívoco comum :?
[quote=vmsb11]Olá pessoal estou desenvolvendo um projeto em Desktop que utiliza BD, resolvi utilizar o padrão MVC…
Basicamente ele carrega dados geográficos do bd e desenha em um JPanel
inicialmente separei minha aplicação desta forma:
Pacote Model (neste eu criei as classes que representam o Mapa e a tabela no BD)
Pacote Persistence(aqui eu criei as rotinas para acessar o BD)
Pacote View(aqui eu criei os formulários)
Pacote Controller(aqui talvez a parte mais complicada nela eu defini que ficará a lógica da minha aplicação como carregar o mapa, alterar dados do mapa e inserir novas informações)
a minha dúvida é se eu estou no caminho certo e se existe algum outro padrão de projeto que poderia me auxiliar…e se alguém que ja desenvolveu aplicações em desktop com bd poderia me dar dicas de como prosseguir… :D[/quote]
O que você está tentando desenvolver, como um todo, não chama-se MVC. Pode ser qualquer outro nome, menos MVC.
Com exceção de estar se referindo ao uso do MVC somente no(s) andar(es) de Cliente e/ou Apresentação. :roll:
Faça um esforço para entender corretamente os conceitos dos link’s e poste quaisquer sejam as dúvidas que vierem a aparecer.
Uma dica: assim que entender corretamente os conceitos do que está tentando desenvolver, por favor, altere o título deste tópico para “Dúvida sobre Arquitetura de Software” :idea:
Acredite no que está escrito no artigo assim como eu mesma acredito, independente das críticas. Vai fazer um excelente upgrade na sua forma de enxergar o desenvolvimento de um sistema e corrigir erros teóricos.