dúvida sobre mvc

Olá pessoal estou desenvolvendo um projeto em Desktop que utiliza BD, resolvi utilizar o padrão MVC…
Basicamente ele carrega dados geográficos do bd e desenha em um JPanel
inicialmente separei minha aplicação desta forma:

Pacote Model (neste eu criei as classes que representam o Mapa e a tabela no BD)

Pacote Persistence(aqui eu criei as rotinas para acessar o BD)

Pacote View(aqui eu criei os formulários)

Pacote Controller(aqui talvez a parte mais complicada nela eu defini que ficará a lógica da minha aplicação como carregar o mapa, alterar dados do mapa e inserir novas informações)

a minha dúvida é se eu estou no caminho certo e se existe algum outro padrão de projeto que poderia me auxiliar…e se alguém que ja desenvolveu aplicações em desktop com bd poderia me dar dicas de como prosseguir… :smiley:

está no caminho certo sim, acredito que quase todo mundo utiliza esse padrão…
uma dica, no pacote persistence é interessante vc colocar sua classe de conexão com a base de dados
e as classes que implementarão as rotinas no banco de dados (CRUD) que chamamos de DAO (Data Access Object)

[quote=remixlara]está no caminho certo sim, acredito que quase todo mundo utiliza esse padrão…
uma dica, no pacote persistence é interessante vc colocar sua classe de conexão com a base de dados
e as classes que implementarão as rotinas no banco de dados (CRUD) que chamamos de DAO (Data Access Object)[/quote]

bacana remixlara obrigado pelas dicas iniciais, vc ou mais alguem conhece livros focados no desenvolvimento java para desktop???..

obrigado :smiley:

Java pra desktop eu não sei de nenhum material que aborde o mvc dessa forma, eu aprendi em um projeto que participei.
mas pra começar, eu recomendo muito que vc acesse o devmedia, aprendi bastante coisa lá, não sei como anda o material pra desktop
mas eles são minha referência pra desenvolvimento web e ME

[quote=vmsb11][quote=remixlara]está no caminho certo sim, acredito que quase todo mundo utiliza esse padrão…
e as classes que implementarão as rotinas no banco de dados (CRUD) que chamamos de DAO (Data Access Object)[/quote]

bacana remixlara obrigado pelas dicas iniciais, vc ou mais alguem conhece livros focados no desenvolvimento java para desktop???..

obrigado :D[/quote]

blz vmsb11?!?!

Recentemente eu desenvolvi uma aplicaçãozinha em desktop seguindo três artigos da revista java magazine(edições 65, 66 e 68 ) onde a proposta era desenvolver uma aplicação em SWT usando hibernate e padrões de projeto DAO(Data Access Object), MVC (Model View Controler) , Observer e Singleton .

Da uma lida sobre o padrão Observer que eu acredito que vai ajuda-lo.

Abaixo coloquei o código fonte.

Espero ter podido ajudar de alguma forma

Obrigado pela ajuda arqueiros…vou estudar:D
Obrigado a todos… :smiley:

Olá, :smiley: Desculpe-me intrometer mas preciso avisa-lo de um equívoco comum :?

[quote=vmsb11]Olá pessoal estou desenvolvendo um projeto em Desktop que utiliza BD, resolvi utilizar o padrão MVC…
Basicamente ele carrega dados geográficos do bd e desenha em um JPanel
inicialmente separei minha aplicação desta forma:

Pacote Model (neste eu criei as classes que representam o Mapa e a tabela no BD)

Pacote Persistence(aqui eu criei as rotinas para acessar o BD)

Pacote View(aqui eu criei os formulários)

Pacote Controller(aqui talvez a parte mais complicada nela eu defini que ficará a lógica da minha aplicação como carregar o mapa, alterar dados do mapa e inserir novas informações)

a minha dúvida é se eu estou no caminho certo e se existe algum outro padrão de projeto que poderia me auxiliar…e se alguém que ja desenvolveu aplicações em desktop com bd poderia me dar dicas de como prosseguir… :D[/quote]
O que você está tentando desenvolver, como um todo, não chama-se MVC. :frowning: Pode ser qualquer outro nome, menos MVC. :slight_smile:
Com exceção de estar se referindo ao uso do MVC somente no(s) andar(es) de Cliente e/ou Apresentação. :roll:

Entendeu o significado da palavra andar? Não? Então seria melhor estudar Arquitetura de Software. Dois excelentes link’s são:
http://sergiotaborda.wordpress.com/desenvolvimento-de-software/arquitetura
http://www.javabuilding.com/architecture/introduction.html

Faça um esforço para entender corretamente os conceitos dos link’s e poste quaisquer sejam as dúvidas que vierem a aparecer. :wink:
Uma dica: assim que entender corretamente os conceitos do que está tentando desenvolver, por favor, altere o título deste tópico para “Dúvida sobre Arquitetura de Software” :idea:
Acredite no que está escrito no artigo assim como eu mesma acredito, independente das críticas. Vai fazer um excelente upgrade na sua forma de enxergar o desenvolvimento de um sistema e corrigir erros teóricos.

Até +… Obrigada.

MVC não tem nada haver com camadas,

Supondo que seu programa esteja dividido em 3 camadas

Persistencia( aqui fica o DAO conexao com o banco e outros deste tipo )

Negocio (aqui fica sua logica de negocio como as classes java)

Apresentacao( aqui é a tela, seus formularios)

MVC vem somente para te auxiliar na camada de Apresentação, ou no caso de voce estar usando o Swing o próprio Swing ja é um MVC

Espero ter ajudado

Até +