Duvida sobre o numero nas versões dos programas

Fala galera, sempre vejo nos programas os numeros das versões, tipo Photoshop 5, 5.5, 6 e etc. Queria saber se tem alguma regra pra fazer isso ou é o progamador q escolhe do jeito q ele quer, se a proxima vai ser 1.1 ou 2… E o build oq seria?

:lol:

tipo, eu faco assim, se o prog for beta eu ponho o primeiro numero como 0, e qndo sai a primeira versao nao-beta eu ponho como 1, qndo eh feita uma pequena alteracao, eu incremento 1 apos o ponto, por ex, se um bug da versao 1.0 eh corrigido, eu lanco a 1.1, e dependendo da alteracao eu aumento mais de 1, por ex, se eu corrigo uma serie de bugs e acrescento algumas coisas, dai eu pulo da 1.0 pra 1.5 por ex… e se na atualizacao eu modificao MUITA coisa, dai eu mudo o primeiro numero, por ex, se ta na versao 1.5, dai eu modifico completamente o prog, dai eu paco pra 2.0…

bem, eh assim q eu faco, se tem alguma regra eu n sei… mas eu acho q eh o programador q escolhe hehehehe

… um exemplo disso é o próprio Java, parece q a Sun inovou tanto no Java Tiger 1.5 q mudou simplesmente pra Java 5, pelo menos foi oq eu li em notícias… :slight_smile:

A versão de softwares segue duas orientações. Uma técnica e outra mercadológica.
Na orientação técnica, geralmente determina-se um padrão, tal como o do Felipe. E na orientação mercadológica seguem-se sugestões vindas do além.

Obviamente, software comercial é mais fortemente influenciado pela orientação mercadológica enquanto software livre tente mais para a técnica.

Isso explica a diferença entre Corel 11, Office 2000, e Eclipse 2.1.3. E não é raro um software livre de alta qualidade ainda na versão 0.0.1. Diz a lenda que um software só passa para a versão 1.0 quando atinge todos os requisitos inicialmente idealizados pelo seu criador.

Obs1: Eu achei ridículo esse J2SDK 5.0

Obs2: Quer coisa mais horrível que Windows 3.1 => 95 , 98, 2000 => XP
Poxa, só aí exitem 3 formas de nomenclatura!

hauahuahauahu essa do sdk 5.0 eh um erro, na pagina da sun, eu vi outro dia, na verdade eh 1.5.0 hauahuahauahuahua pra conferir, vai em api specification, vai aparecer o 5.0, dai eh soh clicar e na pagina da especificacao ta certo, lah ta 1.5.0 beta 2…

Uma forma que eu uso como padrão e acho legal é a seguinte:
Versões betas -> impares
Versões nao betas -> pares
ex:
0.1.5

    1. 1ra versão desenvolvimento
    1. 1ra versão funcional - com bugs/alteracoes para fazer
    1. 5nto commit no cvs da versão 0.1 =P

1.2.2

  • 1 - 1ra versão nao beta
  • 2 - nao beta (Funcional)
  • 2 - segundo commit no cvs (normalmente acerto de pequenos detalhes…)

E outra coisa que acho importante salientar…
Pular da versao 1.0.0 para 2.0.0 somente quando as versões tornam-se incopatíveis…

Abraços,

[quote=“eltonk”]Uma forma que eu uso como padrão e acho legal é a seguinte:
Versões betas -> impares
Versões nao betas -> pares
[/quote]

Bem lembrado. Isso é bem comum, principalmente em software livre.

8O Meio forte demais, não acha? Quer dizer que se faço um software extremanente extensível, com plugins e tal, vou ficar preso em uma 1.978? :???:

ahhhhhhh

controle de Versão nao eh algo pra ser discutido, cada um faz como quer…

por exemplo o Mozilla FireFox, ele está na versão 0.9 mas isso nao significa que ele seja ruim, e sim que, a ideia inicial dizia qeu ele faria zilhoes de coisas… e quando todas essas coisas tiverem sido implementadas, dai sim vai ser a versao 1.0 eh 0.9 pq ja tem uns 90% implementado…

bom, quanto a versoes superiores, vai ficar como 2.0 quando eles conseguirem alcançar todas as espectativas do proximo projeto, enquanto isso os BugFixes vao sendo incrementados como 1.x.y sendo X provavelmente o andamento do projeto, e Y os bugFixes

é um otimo padrao para se seguir!

Até mais!

Quando se conserta bugs e implementa-se novas funcionalidades de uma vez, prevalece as novas funcionalidades, não é?

Em teoria seria, se é que existe uma teoria para isso…
hahaha

como eu disse antes, isso eh uma coisa meio pessoal tbm…
vc é quem sabe o que colocar… Inventa ai um novo padrao ai… =)

cya![size=“14”]Juliano v347.57b[/size]

=)
haiuheiuah

cya!