Dúvida sobre o que usar para desenvolver para um Palm OS Garnet v5.4

Por favor.

Estou com o pedido de um projeto Java ME.

Que pelo visto ai dar muito certo se eu conseguir.

Mas estou com mjuitos problemas para conseguir começar o projeto.

Espero que você possa me ajudar.

O projeto é um programa para um Tungsten E2.

Sistema operacional Palm OS Garnet.

É basicamente um programa de vendas, com acesso a banco de dados e etc.

Acho que a descrição do programa não é muito importante.

Procurei na Internet sobre desenvolvimento para Palms e fiquei bem confuso.

Meu preimeiro problema é entender bem o que utilizar…

Não sei se devo usar o CDC ou o CLDC ou o MIDP.

Não preciso de recursos de rede.

Preciso de algo que me permita criar uns formulários, pesquisas e acesso a banco de dados e se possível uma maneira de interagir o windows e o programa.

Tudo o que eu consegui até agora é confuso.

:cry:

Mas eu estava achando que usar o CDC era uma boa, já fiz o Java Runtime para ele com o CDC + Um profile + APIs Opcionais.

Mas é muito confuso tudo.

E eu não sei como fazer para depois passar isso para o Palm.

Se for possível me ajudar eu agradeceria muito.

Não sei nem o que começar a estudar se não sei o que usar.

Pesnsei em utilizar o SuperWaba, mas ele tem uma licensa de uso complicada e não me permitiria vender o projeto.

Agora fiquei completamente confuso pois não sei o que usar.

Precisava de algo free de preferência.

Obrigado pela atenção.

Dica: Handheld-Basic

Tem exemplos, inclusive projetos de código aberto no nosso site: www.softpalm.com.br

Olá PutzKipa,

Tinha a mesma necessidade sua a aproximadamente um mês atrás, veja a situação:

Um cliente queria um sistema de pedidos simples, para trabalhar em conjunto com um sistema de retaguarda, destinado a vendedores externos. A estrutura que definimos foi a seguinte:

Importar Dados (Clientes e Produtos);
Pedidos (novo, alteração, etc);
Lista de Preços (consulta simples);
Exportar Dados (exporta os pedidos);

Nossas dúvidas iniciais foram: qual plataforma/tecnologia escolher e qual aparelho utilizar (palm, smartphone, etc).

Com relação a plataforma:
Chegamos a instalar o Handheld-Basic, inclusive estudar o projeto de código aberto HBSales (que o colega citou acima), porém decidimos optar por desenvolver em J2ME.
O que percebemos é que não valeria a pena investir numa tecnologia que, de certa forma, já foi (desenvolver no sistema PalmOS).
A empresa Palm, no momento, está apostando num novo sistema, chamado WebOS.

Com J2ME percebemos que poderíamos fazer rodar nosso aplicativo em qualquer aparelho com suporte a JAVA, inclusive alguns modelos de Palm.

Estamos utilizando a biblioteca LWUIT e o Framework de persistência Floggy. As condições são trabalhosas, porém estamos conseguindo evoluir.

Com relação ao aparelho:
Optamos pelo celular Samsung Star GT 5230, decisão tomada numa discussão aqui no fórum. Por que esse celular?
Pelo custo;
Pelo fato de não precisarmos de 3G para transmitir os dados (usamos GPRS/EDGE);
Por possuir a caneta (Stylus Pen);
Por rodar JAVA (MIDP 2.0);
Navegação Touch Screen, etc.

Essas duas escolhas foram mais adequadas para nossa situação, porém pode ocorrer uma situação diferente no seu caso. Considere também Visual Studio/Windows Móbile, pois a criação de interfaces é mais facilitada. Do aparelho, dependendo do tipo de vendedor que vai utilizar, pense num modelo mais resistente que o Samsung.

[quote=joellazzari]Olá PutzKipa,

Tinha a mesma necessidade sua a aproximadamente um mês atrás, veja a situação:

Um cliente queria um sistema de pedidos simples, para trabalhar em conjunto com um sistema de retaguarda, destinado a vendedores externos. A estrutura que definimos foi a seguinte:

Importar Dados (Clientes e Produtos);
Pedidos (novo, alteração, etc);
Lista de Preços (consulta simples);
Exportar Dados (exporta os pedidos);

Nossas dúvidas iniciais foram: qual plataforma/tecnologia escolher e qual aparelho utilizar (palm, smartphone, etc).

Com relação a plataforma:
Chegamos a instalar o Handheld-Basic, inclusive estudar o projeto de código aberto HBSales (que o colega citou acima), porém decidimos optar por desenvolver em J2ME.
O que percebemos é que não valeria a pena investir numa tecnologia que, de certa forma, já foi (desenvolver no sistema PalmOS).
A empresa Palm, no momento, está apostando num novo sistema, chamado WebOS.

Com J2ME percebemos que poderíamos fazer rodar nosso aplicativo em qualquer aparelho com suporte a JAVA, inclusive alguns modelos de Palm.

Estamos utilizando a biblioteca LWUIT e o Framework de persistência Floggy. As condições são trabalhosas, porém estamos conseguindo evoluir.

Com relação ao aparelho:
Optamos pelo celular Samsung Star GT 5230, decisão tomada numa discussão aqui no fórum. Por que esse celular?
Pelo custo;
Pelo fato de não precisarmos de 3G para transmitir os dados (usamos GPRS/EDGE);
Por possuir a caneta (Stylus Pen);
Por rodar JAVA (MIDP 2.0);
Navegação Touch Screen, etc.

Essas duas escolhas foram mais adequadas para nossa situação, porém pode ocorrer uma situação diferente no seu caso. Considere também Visual Studio/Windows Móbile, pois a criação de interfaces é mais facilitada. Do aparelho, dependendo do tipo de vendedor que vai utilizar, pense num modelo mais resistente que o Samsung.

[/quote]

Até que enfim alguém alem de mim para dizer que o Palm morreu e que não se deve desenvolver para ele em J2ME ! Ufa… :roll:

joellazzari, decisão acertada a sua. O aparelho é bom e vc não vai se arrepender. O uso da stylus é opcional. Quanto ao LWUIT, vc já baixou o demo e testou antes de implementar ? Se sim, como foi o desempenho ? Em todos que teste o desempenho é sofrível.

ola boone,

Realmente o aparelho é muito bom. Praticamente não estamos usando a Stylus Pen.
A duração da carga da bateria também é algo surpreendente. Pelo que pesquisei, o LG Cookie, principal concorrente do Samsung Star, tem esse problema (a bateria descarrega muito rápido).

Com relação ao LWUIT rodou sem problemas, foi a primeira coisa que testei nele, antes de começar a desenvolver com essa biblioteca.
Não tem comparação com o LCUID, porém teve um bom desempenho e uma navegação aceitável.

Se arrumar uma cam decente aqui, posso gravar um video e colocar no youtube, p/ pessoal ver.
(aqui tem um demo do lwuit no f480: http://www.youtube.com/watch?v=Dktnb0xANZ8)