Dúvida sobre o "Wizzard" na criação de telas do NetBeans

Pessoal, estou refazendo meu TCC em Delphi para o Java utilizando o framework Swing e a IDE Netbeans 6.1.

Já fiz a conexao com o banco de dados (MySQL) e agora estou pronto para criar as telas para manutenção dos dados. Minha dúvida consiste em saber se a atual industria (empresas que programam utilizando Swing) que utiliza o NetBeans criam as telas pelo modo Wizzard que por sinal é muito fácil de se fazer, sobrando para o programador apenas a implentação da regra de negócio e alterar o visual.

Então pessoal, é a melhor forma para aprender ou devo criar na unha as telas? Se sim, como faço isso? No arraste e solte mesmo? Porque por código é muito complicado, como vou posicionar precisamente um botão em um frame se ele me pede coordenadas?

Conto com a opinião do pessoal que programa em Swing para me dar uma luz.

Grato

Claudio

Apesar do Delphi ser uma liguagem tão orientada a objeto quanto o Java (ou mais até, por definição)… Poucos sabem usar isso, a marioria cria o banco de dados e uma interface grafica no Delphi para acesso aos dados, não tem classe nem nada, só acesso aos dados e chamada para relatórios feitos no RaveReports QRport ou outra coisa assim.

Você pode usar o Java dessa forma também, mas a comunidade Java tem uma cultura diferente nesse sentido.
Criar um wizzard em Java pra criar telas de acesso a banco de dados… É o que está começando a acontecer, daqui uns dias IDE’s como o NetBeans e Eclipse serão para Java o que IDE da Borland é para o Object Pascal. Nesse dia eu vou cobrar de muita gente o que sempre tenho dito, o futuro do Java é virar Delphi. É que Delphi é pago e não nasceu com portablidade, fora isso a definição de Orientação a Objetos é muito melhor que Java (me matem agora, mas quem estudou a essência da OOP sabe que é verdade, é que Delphi já nasceu com uma “JPA” tão evoluída que não precisamos nem ver as classes por trás disso, assim como estão fazendo com o Hibernate agora, ninguém mais faz classes de comunicação aos dados… Daqui uns dias as regras estarão limitadas ao uso da interface gráfica…É o futuro… Delphi é o Java amanhã… Só que gratuíto.

Mas se você quiser aprender a linguagem Java…Crie TUDO na unha, sem Hibernate nem arrasta botão…

Se quiser ser produtivo… aprenda a usar IDE’s, API’s , etc… para isso.

Não sei usar Wizzard em Java, muito menos para acessar banco de dados, até por que acho a JPA uma porcaria… E Hibernate, TopLink…tudo JPA. Wozzard no NetBeans seria através de JPA. É o futuro…infelizmente.

Nossa Ricna, seu ponto de vista é bem interessante.

Java para mim eu penso em utiliza-lo com Swing (mesmo em aplicaçoes cliente servidor de grande porte), depois do que via DataCoper (Cascavel) fez com o novo sistema deles para cooperativas “Cooperate” eu definitivamente penso em adotar o Java como o substituo natural para o Delphi no sentido de programar utilizando uma interface mais Windows e nao tao Web como o JSP.

Gostei mesmo do que vi, mas é muito complicado fazer por coordenadas, pois simplesmente nao vejo como alinha um label a um determinado campo milimétricamente entendem?

Valeu pelo comentário.