dúvida sobre private

ae pessoal

meu primeiro post… e estou com uma dúvida… vamos lá, quem puder me dar uma ajuda…

eu tenho uma class abstract Conta onde declarei os atributos

private Cliente dono; private double saldo;

fiz dois construtores…

[code]public Conta(Cliente dono) {
	this.dono = dono;
}public Conta() {

}[/code]

fiz os gets e sets para saldo… mas fiquei na duvida se deveria fazer também para Cliente “dono”…

Bom, criei uma classe ContaCorrente reescrevendo alguns métodos e criei a classe Cliente (com private string nome na classe)…

No método main eu estava fazendo assim:

ContaCorrente c1 = new ContaCorrente();

1º como faço para utilizar o construtor com argumento passando o dono
2º se dono é Cliente, e em Cliente o nome é private… vou ter que criar get/set também em cliente?

3º caso eu use o construtor, então não haveria necessidade de private em Cliente dono…

fiquei todo confuso agora rsrsrs

ABS a tdos

Não sei se te entendi muito bem, mas vou tentar te ajudar!

1º)Vc deveria criar gets/sets tambem para o dono,pois e a partir dai que vc podera ler e ajustar os valores.
Isso na classe Cliente.

[code]public class Cliente {
String dono;

public String getDono() {
	return dono;
}

public void setDono(String dono) {
	this.dono = dono;
}

public Cliente(String dono) {
	this.dono = dono;

}

}
[/code]

Ai para vc passar os parametros para a classe Cliente :

String dono="";//variável para receber o nome do dono da conta
		Cliente objcliente = new Cliente("José");//Caso queira passar o parametro definido
		System.out.print(objcliente.getDono());//ele pega(getDono()) o nome do dono que foi para o construtor da classe Cliente e o exibe no console
                                //com essa forma é mais amigavel, vc entra com o dados
		dono = JOptionPane.showInputDialog("Nome do Cliente");//vc digita o dado
		Cliente objCliente2 = new Cliente(dono);//envia o dado como parametro para a classe cliente
		JOptionPane.showMessageDialog(null, objCliente2.getDono());//exibe o dado

2º)Não entendi muito bem.Mas quando se cria um private os metodos só poderão ser utilizados dentro da classe e não poderão outras classes utilizarem métodos dela.

3º)Acredito que sim.

Verifique a real necessidade de ter getters and setters para seus atributos.

Se para você instanciar uma conta, obrigatoriamente você tem que ter um cliente, então não há necessidade de ter um setter de cliente em Conta. Você já passa no construtor da conta:

Cliente cliente = new Cliente("Fulano");
   Conta conta = new Conta(cliente);