Duvida sobre programação paralela em Java

Estou começando a aprender programação paralela, e estou querendo comparar um programa com single thread com um com multi thread.

O que eu pensei foi fazer um algorítimo bem simples que, em um intervalo de 1 minuto, calculasse a quantidade maior de números primos possíveis, e, me mostrasse o último número primo calculado e a sua posição nos números primos, por exemplo, digamos que fosse o número 23, apareceria o numero 23 e sua posição, no caso 9, pois ele é o 9º número primo.

Sem utilizar o paralelismo, o número encontrado foi 774107, na posição 62039. Porém, ao utilizar paralelismo, eu obtive o número 1083757, na posição 84444 (posição errada, a certa seria 84547), acredito que tenha sido um erro bem básico, mas, como eu ainda não entendo muito de paralelismo, não consegui resolvê-lo.

Abaixo segue o código das duas classes que criei, a primeira, é a classe Calcula que só serve pra definir as instâncias e implementar o método run. A segunda é classe Principal.

Calcula:

import java.util.Collection;

public class Calcula extends Thread { 
  private int x;
  private int quantidade = 0;
  private int ultimo = 0;
  private long tempoInicial;

  public Calcula(int x, long tempoInicial) {
      this.x = x;
      this.tempoInicial = tempoInicial;
  }

  public int getQuantidade (){
      return quantidade;
  }

  public int getUltimo (){
      return ultimo;
  }

  @Override
  public void run() {
    long tempoMaximo=tempoInicial;
    while (tempoMaximo < tempoInicial+60000){
        tempoMaximo = System.currentTimeMillis();
        for(int z=2; z<x/2; z++){
            if (x%z==0) break;  
            else if(z==(x/2)-1){
                quantidade++;
                ultimo=x;
            }
        }
        x=x+8;
    }
  }

}

Principal:

import java.util.ArrayList;
import java.util.Collection;

public class Principal{
 public static void main(String[] args){
    long tempoInicial = System.currentTimeMillis();