Dúvida sobre projetos

Olá a todos,

Estou tentando a aprender análise orientada a objetos, por exemplo em java tenho uma aplicação para um simples cadastro de alunos, o que deve fazer:

1 - Criar uma classe Aluno com seus atributos e os métodos set e gettes
2 - Criar uma outra classe por exemplo AlunoDAO com os métodos para inserir, consultar, deletar e atualizar

Seria isto o certo?

Outra coisa quando eu crio uma interface?

Valeus,

Paulo

Vou falar do jeito que eu faço, talves nao seja o mais correto, mas funciona legal principalmente para o Hibernate.

Realmente faço o esquema de criar um modelo que é um POJO, apenas com atributos e seus getters and setters.
Um DAO realmente tem que existir, mas ae vai variar muito como será seu DAO ou nao. Eu digo isso pq eu sempre tenho um DAO genérico no meu sistema que funciona para grande maioria dos modelos. Se eu precisar de algo mais especifico, ae sim eu crio por exemplo AlunoDAO que irá extender da classe DAO. Com hibernate é bem tranquilo trabalhar assim

Deu pra sacar a idéia?

falow []'s

Você não precisa de um DAO, mas apra começar esta ótimo.

Leia textos sobre OOP para saber porque não se deve simplesmente colcoar ge/set. Tem um textinho aqui:

http://www.fragmental.com.br/arquivos/fantoches.pdf

Que fala sobre isso.

Pessoal,

Valeu pelos posts?

Seguinte e em relação a interface, quando implementar?

Valeus,

Paulo

Interfaces servem para estabelecer contratos para suas classes. A característica delas é exigir que todas as classes que as implementem sejam obrigadas a implementar seus métodos. Dessa forma, você pode ter certeza de que as classes que implementam determinada interface vão (ou ao menos deveriam) obedecer ao contrato desta interface.