Ola, boa noite a todos, sou programador a 4 anos, agora quero tambem possuir uma capacidade de analize maior, de forma que eu possa planejar melhor as minhas aplicacoes, por isso pesso opiniao de analistas do forum para saber qual seria o melhor modelo de projeto a ser utilizado, RUP, XP, dentre outros, agradeco a sujestao de todos, e se puderem mandar tambem um tutorial do modelo escolhido, sera muito util.
gosto do XP, mas pra implantar um modelo, o principal é analisar a estrutura de trabalho como tamanho da equipe e aceitação da equipe pelo modelo, o foco do tipo de aplicação que vc constrói. Olha para meus trabalhos particulares, estou desenvolvendo um modelo de repositório de objetos para aplicação de reuso de software.
analise as estruturas (como o alicerce de uma casa) pra ver qual modelo se adapta melhor a sua realidade.
Pode parecer um resposta muito ampla, mas eu não acredito em uma metodologia única de desenvolvimento, acho que o melhor é juntar o que interessa de cada uma, no seu cenário e utilzar essa “mescla” para realmente te ajudar !
Por exemplo, adoro o esquema do XP em começar a desenvolver através dos testes, mas não sou fã de ficar sem documentação nenhuma. Assim como não sou fã de montar diagrama de classe, sequencia, atividade, especificação formal de caso de uso, para todos os casos de uso do sistema, mesmo sendo apenas um CRUD que o UP diz… então o interessante é verificar o que é REALMENTE útil pra vc manter seu código e ainda ter uma garantia do seu cliente do que foi pedido/prazo dado.
e quem foi q te falou q no XP não tem documentação?!?!
XP prega q as documentações são incrementais, evolutivas…feitas juntamente com o sw q está sendo desenvolvido…e se possivel utilizar de ferramentas q auxiliam na geração de documentos, como por exemplo, javadoc…