Ola, boa noite a todos, sou programador a 4 anos, agora quero tambem possuir uma capacidade de analize maior, de forma que eu possa planejar melhor as minhas aplicacoes, por isso pesso opiniao de analistas do forum para saber qual seria o melhor modelo de projeto a ser utilizado, RUP, XP, dentre outros, agradeco a sujestao de todos, e se puderem mandar tambem um tutorial do modelo escolhido, sera muito util.
gosto do XP, mas pra implantar um modelo, o principal é analisar a estrutura de trabalho como tamanho da equipe e aceitação da equipe pelo modelo, o foco do tipo de aplicação que vc constrói. Olha para meus trabalhos particulares, estou desenvolvendo um modelo de repositório de objetos para aplicação de reuso de software.
analise as estruturas (como o alicerce de uma casa) pra ver qual modelo se adapta melhor a sua realidade.
Pode parecer um resposta muito ampla, mas eu não acredito em uma metodologia única de desenvolvimento, acho que o melhor é juntar o que interessa de cada uma, no seu cenário e utilzar essa “mescla” para realmente te ajudar !
Por exemplo, adoro o esquema do XP em começar a desenvolver através dos testes, mas não sou fã de ficar sem documentação nenhuma. Assim como não sou fã de montar diagrama de classe, sequencia, atividade, especificação formal de caso de uso, para todos os casos de uso do sistema, mesmo sendo apenas um CRUD que o UP diz… então o interessante é verificar o que é REALMENTE útil pra vc manter seu código e ainda ter uma garantia do seu cliente do que foi pedido/prazo dado.
e quem foi q te falou q no XP não tem documentação?!?!
XP prega q as documentações são incrementais, evolutivas…feitas juntamente com o sw q está sendo desenvolvido…e se possivel utilizar de ferramentas q auxiliam na geração de documentos, como por exemplo, javadoc…
Ok, os documentos que eu quero dizer são referentes ao que foi pedido e o que foi entregue, e como XP prega que as funcionalidades podem ser adicionadas ou retiradas a medida que o cliente quer, e que a cobrança é feita através de tempo e não funcionalidade, assim esses documentos não fazem sentido existirem.
Porem esse tipo de negociação variável é complicado implentar em qualquer cliente, por isso que o interessante é utilizar o que é bom para o cenário específico como eu disse no e-mail anterior
Lembre-se, não sou contra e nem a favor de nenhuma, acho apenas que a mistura de todas pode ser mais útil.
[quote=reinaldob]Ok, os documentos que eu quero dizer são referentes ao que foi pedido e o que foi entregue, e como XP prega que as funcionalidades podem ser adicionadas ou retiradas a medida que o cliente quer, e que a cobrança é feita através de tempo e não funcionalidade, assim esses documentos não fazem sentido existirem.
[/quote]
Isso continua não sendo verdade
XP e métodos áeis e geral pregam que você só vai crr documentos que são realmente úteis. Os documentos in’tes que os clientes vivem pedindo diagramas de classe, sequência e etc.) são entregues como funcionalidades e cobrados desta forma (afinal, gastam tempo e algo que só é ‘útil’ ara o cliente).