E aí galera? Aqui na faculdade meu professor de Redes deu como trabalho implementar um protocolo confiável na camada de aplicação de um chat, semelhante ao MSN: possuímos o IP do servidor e obtemos a lista de usuários online, ao clicar no contato o servidor retorna o IP do usuário e fazemos a conexão com o outro cliente) logo usamos pacotes de datagramas na implementação. Assim, vamos utilizar os primeiros caracteres das strings enviadas para implementar o protocolo. Só que surgiu uma dúvida:
Um objeto da classe DatagramPacket implementa fielmente o tamanho e as unidades enviadas de pacotes na rede? Ou seja, UM objeto DatagramSocket enviado no programa é realmente enviado um ÚNICO pacote ou é apenas uma abstração?
Afinal, caso se um DatagramPacket corresponda a mais de um pacote “real” vou ter que implementar meu protocolo nesses “pacotes reais”, o que torna meu trabalho infinitamente mais difícil levando em consideração que sou um iniciante em Java (não em programação) e obviamente compreender bem a API faz-se ainda mais necessário pra mim.
Qualquer ajuda/sugestão (até mesmo além da minha dúvida) é sempre bem vinda. Grato desde já.
Pela pequena experiência que tive, você define o tamanho do pacote que será enviado e o cliente vai tratar esses dados.
Acredito que o melhor seria você usar um tamanho fixo para os pacotes enviados ou colocar identificadores pra poder tratar.
Por exemplo: O primeiro byte do pacote ser o tipo de dado e ter um valor inteiro. Dependendo do valor, o cliente identifica e sabe o tamanho do pacote.
Aqui tem um chat de exemplo, usando UDP. As classes já implementam algum tipo de segurança, embora o que o seu professor queira seja um pouco mais complicado do que o que tem aqui: