Dúvida - Tabelas Relacionadas em Classes

Sou iniciante e estou com uma dúvida, tenho duas tabelas relacionadas e gostaria de saber a melhor forma de representá-las em classes:

Tabela PEDIDO
ID_PEDIDO (PK)
DT_PEDIDO
(…)

Tabela PEDIDO_ITEM
ID_ITEM (PK)
ID_PEDIDO (FK)
VL_ITEM
(…)

As duas formas abaixo de representar em classes estão corretas? Ou seja, dependendo da forma de persistência e design pattern, cada uma tem sua vantagem? Sei que a primeira forma é mais comum, mas a segunda forma é errada ou aceitável? No caso, estou usando Spring MVC + JDBC Template, com padrão “dto > repository > service > controller”.

FORMA 1 (classe Pedido com atributo “lista de itens”):

public class Pedido {

private Long id;
	private Calendar dtPedido;
	private List<PedidoItem> itens;
	// (...)

}

public class PedidoItem {

private Long id;
	private Double vlItem;
	// (...)

}

FORMA 2 (classe PedidoItem com atributo da classe “Pedido”):

public class Pedido {

private Long id;
	private Calendar dtPedido;
	// (...)

}

public class PedidoItem {

private Long id;
	private Pedido pedido;
	private Double vlPedido;
	// (...)

}

Grato.

Ola

Eu pensaria da seguinte forma:

• A partir de uma instancia do PedidoItem vc precisa saber o Pedido?

Se sim, a forma 2 é bem agradavel.

• A partir de uma instancia da classe Pedido vc precisa saber todos os PedidoItem ?

Se sim, quão frequente vc precida dessa informação?

Eu não sei, baseado no que vc descreveu, quem é que faz a interface com o banco de dados, mas imagine que vc tem um objeto “repositorio” de dados.

Pedido pedido = new Pedido( id );
List<PedidoItem> itens = repositorio.getItensFromPedido( pedido );

Se vc SEMPRE precisa dos itens, então faz sentido eles serem um atributos itens

Porém, se vc NEM SEMPRE precisa, carregar isso tudo pode ser custoso ( banco de dados, memoria, etc ). O Hibernate pode resolver isso ( acho ) dizendo que isso é @lazy