Dúvida "teórica" resultset

Olá, sou novo no assunto, então, não achem ruim por favor de perguntas básicas, afinal estou na seção “Java BÁSICO”. :wink:

Aprendi a conexão de Java com BD recentemente (na faculdade), e estou com uma dúvida um tanto quanto teórica sobre o assunto.

Num arquivo java vazio, eu crio a conexão, abro e fecho o BD, mas estou com dúvidas no resultset.

Nesse arquivo de java vazio, eu jogo como query "SELECT * FROM " porém, só fiz exercícios onde o resultset só recebe 1 resultado (1 linha) desse BD.

Estou com dúvidas no que acontece que o retorno desse “select” é maior que 1.

PRA MIM, existe 2 modos:

1 - eu faço o resultset receber o conteúdo do resultado e envio para a parte gráfica, 1 linha do resultado por vez. Faço isso com while e repito o numero de vezes que o resultado do bd estiver de linhas.

2 - eu faço o resultset receber todos resultados e mando esse “pacote” pra parte gráfica.

3 - nenhum dos dois rs :wink:

estou na linha de pensamento correta ???

Que fique claro: o método executeQuery do Statement deve ser executado uma única vez (isso se os parâmetros da query não mudarem), ou pelo menos, o mínimo de vezes possível. Ou seja, as chamadas através da conexão com o banco de dados devem ser as mínimas possíveis.