A princípio é isso (a menos que se vá fazer a implementação correta dos métodos é claro). Mas a imagem que aparece lá está cortada. Não tem mais nada para baixo?
Suas dúvidas sugerem uma revisão nas teorias da UML o mais rápido possível (eu já estou fazendo a minha de novo rsrsrsr).
Então… as agregações são uma especie de associação, na verdade elas são associações também; a diferença é que elas passam mais informações a respeito da associação demonstrada no modelo.
A palavra associação é utilizada quando vc está falando da forma estática do modelo; é a representação da relação entre duas CLASSES.
Entre os objetos o que é associação vira link, quando vc fala disto está se referindo ao aspecto dinamico do seu modelo; é a representação da relação entre dois ou mais OBJETOS.
Para associações você tem o DIAGRAMA DE CLASSES, para links você tem o DIAGRAMA DE OBJETOS; um tem a ver com o outro mais em vários momentos são completamente diferentes, vale a pena pesquisar sobre esta questão, vai mudar bastante sua forma de ver as coisas.
Repare que os diagramas são dividido em dois grandes grupos O ESTATICO e o DINAMICO.
[quote=Paulino][quote=dead_fly_]Pessoal, estou estudando uml agora e queria saber que tipo de relacionamento é esse ai entre as classes. Seria agregação, gener
package Exec1;
import java.util.Date;
public class locacao {
private Date dataInicio;
private Date dataFim;
private ItemLocavel itemLocavel;
public double getValorUnit(){
return 0;
}
public double getValorTotal(){
return 0;
}
}
public class ItemLocavel {
private double valorDaLocacao;
/**
* @return the valorDaLocacao
* @uml.property name="valorDaLocacao"
*/
public double getValorDaLocacao() {
return valorDaLocacao;
}
/**
* @param valorDaLocacao the valorDaLocacao to set
*/
public void setValorDaLocacao(double valorDaLocacao) {
this.valorDaLocacao = valorDaLocacao;
}
}
[/quote]
O que rola nessa uml é uma herança, você tem de usar um extends para relacionar as classes.
public class ItemLocavel extends locacao
Assim a classe ItenLocavel passa a ser uma classe filha da classe locacao, herdando tudo o que estiver dentro dela.[/quote]
Viajou Paulino, a seta que indica herança é diferente. Isso indica uma associação, indicando adicionalmento o sentido da navegação (quem enxerga quem).
[quote=rmendes08][quote=Paulino][quote=dead_fly_]Pessoal, estou estudando uml agora e queria saber que tipo de relacionamento é esse ai entre as classes. Seria agregação, gener
package Exec1;
import java.util.Date;
public class locacao {
private Date dataInicio;
private Date dataFim;
private ItemLocavel itemLocavel;
public double getValorUnit(){
return 0;
}
public double getValorTotal(){
return 0;
}
}
public class ItemLocavel {
private double valorDaLocacao;
/**
* @return the valorDaLocacao
*/
public double getValorDaLocacao() {
return valorDaLocacao;
}
/**
* @param valorDaLocacao the valorDaLocacao to set
*/
public void setValorDaLocacao(double valorDaLocacao) {
this.valorDaLocacao = valorDaLocacao;
}
}
[/quote]
O que rola nessa uml é uma herança, você tem de usar um extends para relacionar as classes.
public class ItemLocavel extends locacao
Assim a classe ItenLocavel passa a ser uma classe filha da classe locacao, herdando tudo o que estiver dentro dela.[/quote]
Viajou Paulino, a seta que indica herança é diferente. Isso indica uma associação, indicando adicionalmento o sentido da navegação (quem enxerga quem).[/quote]
Tem razão, sou réu de culpa…
Na verdade ocorre uma instancia de classe, dizemos que ItemLocavel é uma instancia da classe Locacao.
então para usar os atributos da classe locacao fazemos: