Estou estudando sobre polimorfismo, porém não consegui entender o conceito de váriavel polimórfica…
Será que alguem poderia postar um conseito simples? E de preferencia com um exemplo, para esclarecer melhor…
Valew
Estou estudando sobre polimorfismo, porém não consegui entender o conceito de váriavel polimórfica…
Será que alguem poderia postar um conseito simples? E de preferencia com um exemplo, para esclarecer melhor…
Valew
Nunca tinha ouvido falar disso, mas pela definição pode ser algo como:
Object obj;
obj = new String ("teste");
obj = new Integer (10);
obj = new Cliente ("José Aparecido", "japarecido@planalto.gov.br", 200);
Ou seja, em um programa é uma variável que contém diferentes tipos de objetos durante a execução do programa.
Suponhamos que você tenha duas classes certo.
Public class A{
metodo1(){
}
metodo 2(){
}
}
Public class B extends A{
metodo1(){
}
metodo 2(){
}
metodo3(){
}
}
Public class Teste{
public static void main(String[]args){
A a = new B();
a.metodo1();
a.metodo2();
a.metodo3();
a = new A();
a.metodo1();
a.metodo2();
}
}
pronto, aqui cara é o seguinte você ta vendo que eu criei uma referencia do tipo A, e estou chamando metodos tanto da classe A como da classe B.
mas tem um porem polimorfismo so pode ser aplicado da classe Pai para a classe filha você n
ao pode fazer;
B b = new A();
e quando você fizer estiver usando polimorfismo os metodos que você estará chamando sera o de hierarquia mais baixa. E caso você precise usar um metodo quer apenas a classe B tem, tera quer ser feito um casting.
Valew pelas respostas sanaram minhas duvidas…
E um exemplo de polimorfismo alguem poderia repassar??
Algo de simples compreensão =]
[quote=marcio_jagua]Valew pelas respostas sanaram minhas duvidas…
[/quote]
“polimorfismo” é um conceito amplo. Existem vários tipos e é expresso de várias formas. Os exemplos acima são exemplos de polimorfismo. Variável polimorfica é uma das expressões de polimorfismo.
Public class Animal{
public void emitirSom(){