Vc diz dinamico de que forma? caso precise almentar ele em execução e isso? ai cara acho que tera que usar structs nao sei muito bem tbm com relação a estanciar assim:
String[] vet = new String[5]
ou assim:
String vet[] = new String[5]
Cara isso e a gosto do fregues a sun tem um padrão que se eu nao me engano e o 1º exemplo mas ambos sao considerados hj no mercado, nada muda com relação a desempenho.
Você pode montar os arrays desta forma tambem, quando algo(ou alguem) ira dizer o tamanho:
int tamanho = 5; //poderia ser algum comando de entrada que passaria o tamanho
String[] nomes = new String[tamanho];
Existe outra forma de você criar seu array que seria o de ja passar os parametros quando faz a criação:
String[] nomes = {"Maria", "Jose", "Pedro", "Leticia"};
desta forma você ja tem seu array preenchido com os elementos que precisa.
Sobre a sua segunda duvida que deve ser se existe diferença de onde largar o par de colchetes a resposta é não existe.
Voce pode dispor de diversas maneiras:
Arrays :
String[] nomes = new String[tamanho];
String nomes[] = new String[tamanho];
Ou seja tanto faz por antes ou depois, ele funciona da mesma forma, e isso serve inclusive para os Arrays multidimensionais:
String[][] nomes = new String[tamanho1][tamanho2];
String nomes[][] = new String[tamanho1][tamanho2];
String[] nomes[] = new String[tamanho1][tamanho2];
Porem a recomendação e por antes, até para ter uma melhor visibilidade, ao se ler.
é o seguinte vetor estático é o exemplo que eu postei
EX: String vet[]=new String[5];
isto quer dizer que posso alocar 5 string neste vetor, no momento que eu crio este objeto ele reserva 5 espaço em memoria para as 5 posições deste vetor.
bom dinamico é igual o ArrayList, onde vc não reserva o tamanho da memoria necessaria pq vc não sabe o tamanho do seu vetor, assim ele vai alocando em tempo de execução, “dinamicamente” funcionoria assim;
EX: String vet_dinamico;
while(!done){
vet_dinamico.add(Objeto String);
// varias vezes, ou seja sem ter controle da quantidade que irá ser inserida;
}
seria um lista encadeada de ponteiros em pascal, se alguem ai conhece pascal
sim, é esta outras coisas que eu tava querendo saber, então eu soh posso utilizar mesmo o arraylist? é que eu tava com duvida pois em pascal tu faz uma lista em ponteiros de qualquer tipo e genero sem problemas, assim como no delphi, ai estava com esta duvida no java, pois por exemplo no J2ME não existe o ArrayList, ai tinha esta duvida de como proceder para criar vetores dinamicos.