Duvidas com lacos for(int n = 1)

Bom sou iniciante estou aprendendo java agora, baixei akela apostila no site da caelum e estou com uma duvida em um laco dentro do outro. Tipo…

for(int n = 1; n <= 4; n ++)
{
for(int i = 1; i <= n; i++)
{
System.out.print("*");
}
System.out.println();
}
*
**

//Alguem poderia me dar uma explicacao mais detalhada como que funciona esse segundo laco?

ou onde eu posso baixar apotilas que explica com mais detalhe…

Cara, os dois laços funcionam exatamente da mesma maneira !!

dê um

System.out.println(i);

e

System.out.println(n);

Que você vai entender.

Opa!

Um livro bem detalhado (tão detalhado que torna cansativo) é o do Deitel.

O primeiro for indica que existe uma iteração (repetição) de 1 até 4.
Ou seja, tudo o que tem dentro desse for vai ser executado 4 vezes.
O segundo for (dentro do primeiro) indica que tudo o que está dentro dele será executado um determinado número de vezes (que depende do valor de n).
Na primeira vez, vai executar 1. Na segunda, 2. Na terceira, 3. E na quarta, 4.

Cola esse código em um arquivo e salva ele como T.java, compila e vê o que sai escrito.

for (int n = 1; n <= 4; n++) {
   for (int i = 1; i <= n; i++) {
      System.out.println("N = " + n + ", "I = " + i);
   }
   System.out.println("O valor de n foi mudado");
}

Acho que vai dar pra entender melhor.

Abraço.

[editado]
Opz. Desculpa, Tché, não vi seu post.
[/editado]

Relaxa André,

mas é isso mesmo !!!

Sim… deu pra enteder um pouco, mais oque mais t pegando eh na hora de comparar i com n.
nao estou sabendo quais sao os passos que o programa da.
Entende?

e esse livro seria qual edicao? ele ta disponivel para download? eu baixei o 6 Edicao mais eu olhei ele e nao explica nada.

Opa.
Olha só.

public class Leandro {
	public static void main(String[] args) {
		int i, n;

for (n = 1; n <= 4; n++) {
			for (i = 1; i <= n; i++) {
				System.out.println("n = " + n + ", i = " + i);
			}
			System.out.println();
		}
	}
}

Saída

O que acontece?