Dúvidas com Mysql

Boa tarde pessoal,

estou com uma dúvida relacionada ao mysql, eu estou tentando fazer um sistema de controle de mensalidades, o cadastro, remoção, alteração e pesquisa as tabelas no banco eu ja consegui graças a ajuda do pessoal do forum, porem resta uma dúvida, como eu poderia fazer para linkar 3 tabelas? vou explicar porque, eu tenho a tabela contatos, endereço e mensalidade, na tabela contatos estariam os dados do contato, na tabela endereço, estaria o endereço dos contatos e na tabela mensalidade eu gostaria de colocar os pagamentos, quem pagou, e a data do pagamento, assim quando eu tirar um relatorio para listar os usuarios que nao pagaram a mensalidade, buscaria os dados nas 3 tabelas, so que nao consegui ainda fazer as 3 tabelas se comunicarem, pois o contato de id 1 tem um endereco na outra tabela e se pagou ou nao na tabela mensalidade, poderiam me ajudar? sou novato em linguagem de programação e esta um pouco complicado pra mim, se possivel for, gostaria que alguem me indicasse um livro para estudos.

SDS a todos

cara, não entendi muito bem o que você disse não, fora o fato que você quer trazer valores de 3 tabelas diferentes.
Mas bem, para trazer esses valores você pode utilizar as cláusulas do mysql, por exemplo, inner join, left join, etc, sem contar que você pode pedir ao sql para te trazer os valores de todas as tabelas ao mesmo tempo, mas pra isso tem que especificar qual campo e qual tabela. Dê uma olhada nesse artigo:

http://www.luis.blog.br/left-join-e-inner-join-juncao-em-consultas-sql.aspx

ele vai te ajudar bastante, se tiver dúvidas, posta a estrutura das tabelas que eu te ajudo com as consultas.

O seu problema não é com programação, e sim com teoria de banco de dados… isso se resolve com tabelas associativas… por exemplo:

-Contato(tabela com os dados do usuario)
-Endereco (tabela com endereco)
… crie uma associativa:
-ContatoEndereco (essa tabela vai conter o ID do usuario, e o ID do endereco dele)