mouzer também sou novo nesse mundo do desenvolvimento. Mas do meu ponto de vista vc não precisa dividir essa tabela de contatos, vai ficar mais trabalhoso, faça tudo numa tabela só. A não ser que você precise inserir vários endereços para um mesmo cliente/contato. Também não tenho larga experiência em desenvolvimento, então espero que outros colegas também opinem.
O ideal seria que seu id fosse a matrícula, se conseguir fazer essa migração seria bom ou mesmo jogar fora essa matricula antiga. Para q vc consiga fazer " uma tabela conversar com a outra", vc deve usar um campo que contenha a informação em comum com a outra, chama-se chave estrangeira (FK). Faça inserção de um campo na tabela de endereços.
Ficaria assim:
rua
numero
cep
complemento
bairro
estado
contato_id ===> id do contato na tabela CONTATOS
Eu usaria uma tabela LANÇAMENTOS p/ as mensalidades com um campo pra sinalizar o pagamento. Caso nao sejam cobrados juros nem nada, pode partir de algo assim:
contato_id ===> id do contato na tabela CONTATOS
datavencimento
valor
pago (s/n) =====> campo logico, quando fosse pago atualizava p/ true
datapagamento
pronto, aí é só filtrar as mensalidades que são !pago (nao pago) e ler o contato_id na tabela contatos. Agora é só dar uma boa estudada em como construir consultas SQL;
[quote=mouzer]Ola Andre, deixa eu tentar te explicar:
eu tenho a tabela contatos onde tem:
id
matricula <== pois preciso pesquisar pela matricula que todos ja tem
nome
sobrenome
telefone
celular
email
tenho a tabela endereco onde tem as seguintes colulas:
rua
numero
cep
complemento
bairro
estado
e teria a tabela mensalidade que controlaria quem pagou e quem nao pagou a mensalidade, ainda estou na duvida doque colocar nela, só sei que o sistema eu irei clicar em relatorio e ira trazer um relatorio de quem nao pagou a mensalidade e quantas mensalidades atrasadas sao, alem do nome e matricula que estariam na tabela contato.
oq eu gostaria de fazer com isso é, quando eu adicionar um contato, eu adicionaria nome matricula telefone(endereco rua cep) tudo em um formulario, porem os dados do jsp iriam para a tabela contatos e tabela endereco, nao sei se estou fazendo certo, pois como eu disse, eu sou iniciante bem cru, estou tentando colocar em pratica os ensinamentos do curso, porem em um outro sistema idealizado por mim para treinar. espero ter esclarecido as duvidas, aguardo respostas.
obrigado[/quote]